quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Astrocop


Nome: Astrocop
Editora: NA
Autor: Mananuk 
Ano de lançamento: 2020
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Os nossos leitores já o sabem, jogo que tenha um felídeo como herói, ou no qual temos que salvar um, tem sempre um ponto a mais na classificação...

Obviamente que não, estamos na brincadeira, ainda mais quando as pontuações são levadas tão a sério pelos nossos leitores (voltamos a dizer, muito mais importante que a pontuação, é a própria análise). Mas é uma realidade que sempre que existem gatos na história, os nossos bigodes levantam e ficamos com um sorriso tipo Gato de Cheshire. E isto acontece em Astrocop, pois assumimos o papel de um polícia do espaço que foi parar à patrulha responsável pelo resgate desses nossos amigos de quatro patas. A nossa missão passa por viajar pelo Universo à procura dos gatos perdidos, dando-lhes finalmente a vida que merecem. Para isso, em cada um dos níveis desta aventura, teremos que não só recolher o bicho, mas também a disquete com as informações de espaço / tempo do próximo felino a ser resgatado.

Mananuk apresentou assim dois jogos no Concurso MK1 con Retromaniac. Claro que para ter conseguido de num tão curto espaço de tempo terminá-los, e mesmo usando o motor La Churrera como muleta, não poderiam ter uma grande dimensão. São assim apenas 15 níveis e cerca de 30 ecrãs, e que se percorrem em relativamente pouco tempo, pois a dificuldade não é por ai além. Mas naqueles momentos em que não queremos um desafio que puxe demasiado por nós, Astrocop é bastante apropriado.


Também não se espere por grandes novidades, pois estamos aqui perante o típico jogo à La Churrera, isto é, muitas plataformas para saltar ou a servirem de porto de abrigo dos inimigos que percorrem os trilhos em movimentos padronizados, objectos para recolher, sempre colocados nos locais mais improváveis e difíceis de alcançar, saltos pouco realistas (uma das características mais fortes do motor), e efeitos sonoros que nunca foram do nosso agrado. Por outro lado, quando os níveis estão bem desenhados, como é o caso de Astrocop, algo tão simples como dar meia dúzia de saltos e recolher alguns itens consegue cativar-nos, mesmo que seja exercício para apenas uma hora ou duas.

Quem não aprecia os jogos de plataformas criados com o MK1, certamente que não se vai enamorar por Astrocop. O que aqui foi apresentado é tudo menos original e já foi feito por inúmeras vezes, algumas  com melhores resultados, outras com pior. No entanto, quem quiser um jogo despretensioso, criado apenas pelo prazer de oferecer algo à comunidade, e que ainda por cima é divertido, poderá fazer bem pior que ingressar na patrulha do espaço e resgatar uma dúzia de bichanos (15, para sermos mais precisos)...     
 

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelo review, estou preparando um game ambientado no oeste, um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigado por nos trazer jogos divertidos e boa sorte para a nova aventura ☺

      Eliminar