sábado, 2 de julho de 2022

Spaceship (MIA)


Ainda se recordam de Spaceship, um dos primeiros jogos do Zé Oliveira? O Zé já nos tinha enviado o jogo em 2020 (formato .z80), e a Paula Silva até tinha criado um .tap. No entanto, este não estava exactamente como o original (por exemplo, não permitia voar para a esquerda). E a comunidade já sabe como gostamos de preservar os jogos exactamente como aquando do seu lançamento original... 

Assim, o Zé meteu mão à obra, e entre tantos fazeres relacionados com o Concurso de Basic Apascalado e muitas outras coisas nas quais nos tem dado apoio, conseguiu arranjar tempo para criar o .tap original, contemplando as várias versões existentes. 

Deixamos ainda algumas curiosidades relacionadas com o desenvolvimento de Spaceship. Assim, este jogo foi escrito em BASIC mas inclui 3 rotinas em código máquina. Duas das rotinas em código máquina servem para o SCROLL esquerdo e direito e foram extraídas de SUPERCODE (CP Software, 1983). 

A outra rotina é um efeito especial visual que o Zé Oliveira escreveu em linguagem Assembly. Esta rotina revelou um efeito inesperado: quando visualizada num televisor a preto e branco, criava a ilusão de óptica de cores esbatidas (castanhos, verdes escuros, etc.). É preciso ver para acreditar e, nesta altura é difícil provar isto, pois todos os televisores são a cores. Mas, se forem ao museu LOAD ZX Spectrum poderão ver com os próprios olhos num televisor a preto e branco.

Assim, para aqueles como nós que gostam de ter a colecção completa, podem agora vir aqui descarregar as várias versões de Spaceship, um emblemático jogo nacional. Podem também aqui jogar online.

Sem comentários:

Enviar um comentário