sexta-feira, 22 de julho de 2022

Tutorial do Concurso #22: O Quadrado Impossível

Apresentamos hoje mais um pequeno puzzle escrito em BASIC Apascalado para familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum. Os jogos vão ser todos escritos em inglês para benefício dos concorrentes estrangeiros.

Hoje temos o puzzle Klotski - o objectivo é mover o quadrado grande desde o canto inferior esquerdo para o canto inferior direito. Depois de 5 minutos, o puzzle pode parecer impossível mas, quem perseverar conseguirá...

Actualmente é fácil encontrar este puzzle na internet. Mas em 1980, o Zé Oliveira teve que procurar bem até o conseguir encontrar num manual de programação Fortran.

O programa é muito lento em BASIC - é aconselhável executá-lo num emulador a 8 vezes a velocidade normal:

  • No Fuse: velocidade 800 (o som não funciona no Fuse).
  • No ZX Spin: velocidade 28MHz (o som funciona no ZX Spin).

Quem estiver interessado em mais puzzles, pode jogar online  aqui os puzzles que o Zé Oliveira programou em Unix e depois converteu para MS-DOS. Existem três programas e cada programa tem cinco quebra-cabeças.

Convidamos os leitores a examinar a listagem e a fazer alterações no programa. Todos os programas BASIC Apascalado que apresentamos nesta série podem ser melhorados e todos os leitores estão convidados a melhorá-los.

Para ler as listagens é mais fácil aqui.

Para fazer download dos ficheiros, clicar aqui.

Para correr o programa online, clicar aqui.

Quem estiver interessado em participar no concurso, pode ler o regulamento aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário