A comunidade portuguesa já está habituada a que disponibilizemos "bombas", normalmente programas nacionais muito apetecíveis. De facto, aos poucos temos vindo a recuperar o enorme espólio que os nossos programadores desenvolveram, a maior parte andava perdido e muito era mesmo desconhecido.
Mas agora temos oportunidade de fazer o mesmo com um jogo vindo do Reino Unido (Irlanda do Norte). Graças a Steven Brown, conseguimos ter acesso a um importante jogo que, não só não estava ainda preservado, como a comunidade não o conhecia. E que jogo...
A única razão que vemos para que este jogo tenha passado despercebido é porque foi lançado em 1994, numa altura em que o ZX Spectrum já tinha caído no esquecimento. Mas de facto o jogo foi realmente lançado, mesmo não tendo uma editora por trás. Mas isto vem demonstrar uma coisa: não existe um período pré 93 e outro pós 93, como se diz por ai. Mesmo após essa data continuaram a sair grandes jogos, apenas não tendo a projecção daqueles que foram desenvolvidos nos primeiros anos do ZX Spectrum. Mas como não haveriam as pessoas de pensar isso, quando ainda recentemente uma revista como a Retro Gamer dedica uma edição ao ZX Spectrum, na qual 90% é dedicado aos primeiros dez anos do ZX Spectrum e os restantes 10% aos 30 anos seguintes, ignorando ou desvalorizando a enorme riqueza desde período. Cabe a nós mudar essa mentalidade (e estamos a fazer por isso)...
It´s a Goal inclui na cassete quatro programas, dois de cada lado. Duas versões 128K e duas versões 48K. A versão mais pequena não inclui alguns dos pormenores da versão 128K, que de resto pode ser lido nas instruções que acompanhavam a cassete e que também deixámos preservado.
O jogo vem assim em dois sabores: Campeonato do Mundo de 1994 e Liga Inglesa e Escocesa. Se preferirem a primeira opção (é sempre o primeiro jogo de cada lado), têm oportunidade de recriar a campanha de 1994 nos EUA. Na falta de Portugal, que como se sabe não se apurou para essa competição, escolhemos a Espanha, aquele país com o qual mais nos identificamos (não é por acaso que são nuestros hermanos). Se optarmos pelo segundo jogo, a base é praticamente igual, mas temos oportunidade de escolher os principais clubes de Inglaterra e Escócia.
Os pormenores são deliciosos, não faltando sequer dois ecrãs de carregamento para cada um dos jogos... Aparentemente, e como se pode ver pela imagem, o Campeonato do Mundo foi criado depois, utilizando a base da Liga Inglesa e Escocesa.
Também não faltam variadas opções, nomeadamente escolha das cores, tempo do jogo, grau de dificuldade e até a possibilidade de termos faltas e penalties. Nada foi feito ao acaso, pelo que It´s a Goal não fica atrás da maior parte dos jogos de futebol que foram desenvolvidos no final dos anos 80 e início dos 90. Aliás, é bem melhor que muitos desses. Apenas não supera Match Day 2, mas bem sabemos que esse é imbatível.
A maior dificuldade que se vai encontrar em It´s a Goal é o domínio da bola. Essa não se agarra aos pés, pelo menos durante muito tempo (convém lerem as instruções para perceberem como funciona o sistema de controlo). Mesmo no nível mais fácil, vamos levar cabazadas nos primeiros jogos. Mas depois de entendermos o sistema de controlo, as coisas compõe-se e começamos então paulatinamente a ganhar jogos, primeiro nos níveis mais fáceis, depois nos mais difíceis (ainda não chegámos ai).
Como o campeonato é grande, Brendan O'Brien (o programador), também contemplou a opção muito útil (pelo menos na altura) de se gravar o jogo no ponto em que nos encontramos. Quem quiser utilizar a máquina real, tem aqui esta facilidade.
Assim, It´s a Goal é uma enorme pérola que Steven Brown conseguiu preservar (e partilhar connosco). Podemos agora dar o reconhecimento devido a este jogo e, quem sabe, os nossos colegas do Reino Unido encontrarem o programador e entrevistá-lo (à atenção da Crash).
Venham já aqui descarregar It´s a Goal. Queremos saber a vossa opinião do jogo.
BOMBA!!!!!!
ResponderEliminaryep! :)
EliminarEl Spain 0 South Korea 1 podría usted quitarlo. Pero bueno, me conformo igual xDDDD
Eliminareheheh, foi uma pequena provocação para nuestros hermanos :)
EliminarGracias.por este fantastico juego
ResponderEliminarenjoy :)
EliminarTiene muy buena pinta, a probarlo, un abrazo grande Andre, que hacía tiempo que no escribía.
ResponderEliminarEste é uma pérola! Abraço :)
EliminarSeems like the same author who wrote Fantastic American Football (1990), World Cricket (1991) and World Rugby (1993) for Zeppelin.
ResponderEliminarBrilliant!!!! Didn´t know that. Did you enjoy the game?
EliminarThe graphics look brilliant - looking forward to trying it out properly later! Was always a big fan of Match Day. :-)
EliminarMatch Day 2 is my fave. Not the same league, bit it is a good game anyway... :)
Eliminar