quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Fanzine Planeta Sinclair n.º 5 online


Quem foi ao Museu LOAD ZX Spectrum após 23 de Abril deste ano já deverá ter consigo a versão impressa, pois é distribuída gratuitamente no local. Mas agora, e à semelhança do que aconteceu com os restantes números desta publicação do Planeta Sinclair & Museu LOAD ZX Spectrum, também o número 5 já está online na página do Museu.

Este é um número especial, pois saiu precisamente no dia do aniversário dos 40 anos do ZX Spectrum, no maior evento a nível mundial e que decorreu em Cantanhede. Não é assim de admirar que na capa esteja o próprio Sir Clive Sinclair, falecido em 2021, num esboço desenhado pela Teresa Marques, que também já nos tinha oferecido o poster central do Corrida de Caracóis no número 2.

Destacamos ainda as reviews de jogos portugueses (como sabem, o fanzine foca-se naquilo que é feito no nosso país). Temos assim as análises de Alea, O Globo da Luz e Carga de Profundidade. Relativamente ao João Paulo Fragoso, ainda procuramos um jogo deste autor: Jogo de Aventura, lançado em 1984 pela Astor Software. Será que algum dos nossos leitores o tem consigo?

Destaque ainda para artigos sobre a Timex Portugal, o livro Os Programadores Portugueses, e o GOTY 2021.

Podem então vir aqui ver o fanzine número 5, enquanto não chega o número 6 (para Outubro). E fica também o convite para visitarem o Museu e recolherem em mãos o vosso exemplar. Além de ser totalmente gratuito, quer o fanzine, quer a entrada no museu, ainda têm oportunidade de visitar uma bonita zona. E quem sabe, ainda tenham a oportunidade de dar dois dedos de conversa com o João Diogo Ramos, se o encontrarem por lá...

3 comentários:

  1. Os fanzines podem ser consultados online mas não podem ser descarregados?
    Existe alguma maneira de adquirir os originais em papel ao Museu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os primeiros quatro já se encontram para download em sites como a Spectrum Computing. Suspeito que este 5 também em breve vá lá parar.

      São também gratuitos, mas apenas são oferecidos aquando da visita ao museu. É uma cortesia do Museu, para quem o visita. Nunca irão ser vendidos, pois não tem um intuito comercial.

      Eliminar
    2. Os Amigos do Museu podem solicitar o envio de exemplares em papel apenas pelo custo dos portes.

      O estatuto de amigo do museu está explicado no site na página da Loja/merchandising.

      João Diogo Ramos

      Eliminar