sábado, 13 de agosto de 2022

Futebol 86 (MIA)


E aqui está. Depois de termos feito a análise deste jogo que esteve perdido por muitos anos, finalmente está à disposição da comunidade. Esteve perdido, mas não era desconhecido, pois além de anúncios no MicroSe7e (o jogo era vendido originalmente pelo correio), o próprio jornal A Capital fez a review no seu suplemento Pokes & Dicas.

A história da sua recuperação foi outra odisseia. Assim, o Joaquim Viegas chegou a conseguir arranjar o jogo. No entanto, quando foi fazer a recuperação, um pedaço da gravação estava apagado. Isso permitiu-nos chegar ás instruções e a saber o nome do seu autor (que nunca respondeu às nossas tentativas de contacto).

Entretanto, o Miguel Sobreira doou um enorme lote de cassetes ao Museu LOAD ZX Spectrum. E não é que lá pelo meio vinha este jogo. Na realidade até o detectámos logo, pois estava numa das cassetes de cima do saco, pelo que foi o primeiro que fomos recuperar. Felizmente a cassete ainda estava em condições, pelo que ficamos agora com o jogo completo.

Poderão aqui descarregar Futebol 86.

2 comentários:

  1. Excelente! Estás pérolas perdidas do nosso espólio nacional devem ficar preservadas,símbolos de outras eras em que a vida era mais tranquila e havia tempo para qualidade de vida.a tecnologia trouxe nos vantagens mas também trouxe muitos problemas das metrópoles associados.e que haja ao menos 15 minutos para apreciar estes jogos no nosso velhinho ZX specy😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já temos mais de 2/3 do espólio nacional preservado :)

      Eliminar