segunda-feira, 17 de março de 2025

Far West


Far West é um novo jogo criado com o ZX Game Maker, por um programador que dá pelo nome de Antrilles Software. E parece mesmo ser o seu primeiro jogo, que tal como refere na sua página, tanto prazer lhe deu fazer.

Estamos fora (e assim vamos estar durante a semana), pelo que apenas a espaços vamos conseguir ver este novo jogo (e outros que entretanto apareçam). Aproveitámos a hora de almoço para lhe dar uma espreitadela, e parece ser interessante, com um atemática a levar para os westerns. Realce ainda para a excelente música, mas de Beyker não se poderia esperar outra coisa.

Assim que tivermos oportunidade, iremos tentar levar este platformer até ao fim. Até lá, podem vir aqui descarregá-lo e darem a vossa opinião. Como sempre, aconselhamos a fazerem uma pequena doação, é uma forma de recompensar o autor do jogo pelo seu esforço.

5 comentários:

  1. José Leal17/3/25 14:55

    O jogo está bastante giro. Gosto bastante dos gráficos, verdadeiramente "retro" no melhor dos sentidos.

    Contudo, e isto não é de forma alguma culpa do autor do jogo, sofre do mesmo problema que todos os outros jogos feitos com o motor ZX Game Maker: animação de sprites aos saltos causadas por um número demasiado baixo de frames por segundo.

    Aquilo que sinto com os jogos deste motor é como tentar ver um filme a 15 FPS - realmente deconcertante a nível visual e estraga-me logo qualquer tipo de imersão ou prazer em jogar. Nunca vi tal coisa em nenhum jogo quer da época original do Speccy quer nos homebrews modernos feitos com o (MP)AGD, Churrera/MK, etc.

    O ZX Game Maker tem potencial, mas se o autor do motor não resolver este problema, sinceramente seria melhor que se desistisse já de o usar para fazer jogos novos, visto que nenhum dos motores mais antigos sofre do sintoma, todos eles produzindo animações de sprites muito mais suaves e com uma sensação básica de gravidade e inércia (também inexistentes neste novo motor, em que tudo parece deslizar indistintamente para cima e para baixo pelo ecrã, em vez de realmente saltar e cair).

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    1. Obrigado, julgo que o autor do ZXGM irá ver a mensagem. Abraço :)

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  2. Beyond the repetitive and tiresome nature of games created with ZXGM, the music in this case only makes matters worse. It feels generic and soulless, failing to complement the game’s atmosphere. At best, it might be passable in a Tetris-style game.

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  3. Obrigado, por mostrar, acabei de comentar, não estava com tanta pressa, mas como sei que você está sempre à beira das notícias, obrigado pelo esforço.
    Obrigado, você nunca falha, grato.

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