
Sergio Morales (Menyiques) é um programador muito prolífico, lançando novos jogos com uma regularidade impressionante. Ainda recentemente tínhamos recebido uma cassete com cinco dos seus jogos mais recentes (ver aqui). E passado poucos dias, temos oportunidade de degustarmos mais um dos seus jogos. Sim, degustarmos é a palavra correcta, pois estamos perante um jogo para os que gostam dos prazeres da cozinha.
Em Crazy Burger somos colocados na posição de chef de um restaurante da moda, tendo como missão elaborar os hambúrgueres mais deliciosos e servir o maior número possível de clientes, para se conseguir atingir os objectivos monetários definidos. Sim, isso tudo é muito bonito e anda-se nesta profissão por gosto, mas já se sabe, sem dinheiro, não há palhaço.
O jogo começa tal e qual como num restaurante, ou seja, em primeiro lugar temos a recepção do cliente. Quando este aparece, teremos que o seleccionar, aparecendo então o seu pedido.
De seguida temos que confeccionar o hamburger pedido. Há então que escolher os vários ingredientes que se encontram na parte inferior do ecrã, levando-os para a ficha (ticket) de cada cliente. No entanto, tal como na vida real, alguns dos ingredientes necessitam de ser previamente preparados. Ninguém irá comer um hamburger cru, não é verdade? Para isso, há que colocar os ingredientes nos utensílios do lado direito e esperar que sejam cozinhados. Mas cuidado, não os deixem queimar, pois pior que comer um hamburger cru, será comer um hamburger esturricado.
Mas também a ordem é importante. quando pedem um hamburger, não esperam que o pão esteja por dentro da carne. Assim, há que começar por torrar o pão, e só depois se começam a colocar os restantes ingredientes por cima, na ordem que desejarmos (não existem limites para a nossa criatividade), sem esquecer os restantes acompanhamentos, como as bebidas ou as batatas fritas.
Finalmente, quando o hamburger estiver de acordo com o pedido, entrega-se ao cliente, este paga e classifica a nossa habilidade para satisfazer os seus caprichos, contribuindo, ou não, para a reputação do estabelecimento. Uma boa reputação implica mais clientes, e mais clientes implica mais dinheiro em caixa (pontos). Para termos uma boa nota, há que cumprir com os tempos definidos para servir o cliente e que consta em qualquer manual de boas práticas dos chefes de cozinha.
Crazy Burger tem vários níveis, correspondendo aos dias de trabalho. Em cada dia que passa, aparecem novos ingredientes, dificultando a nossa tarefa. O objectivo final será conseuirmos aguentar o máximo de dias antes do restaurante abrir falência. Parece um pouco inglório, sabendo que estamos condenados a fracassar, mas o objectivo aqui é conseguir fazer o máximo de pontos.
Assim, se este jogo vos abriu o apetite, podem vir aqui descarregá-lo e dar uma pequena recompensa ao seu criador, permitindo degustar no futuro mais produtos como este. E se quiserem ver se os ingredientes se encontram dentro do prazo de validade e bem confeccionados, podem ver aqui o nosso amigo El Spectrumero a mostrar os seus dotes na cozinha. Por aquilo que já vimos, deixou-nos com água na boca...
Muito obrigado André
ResponderEliminarA comunidade é que agradece :)
EliminarAbsolutamente divertido, un juego muy recomendable.
ResponderEliminarHecho con pasión para que lo disfrutemos en 48k.
Sem dúvida, a minha primeira impressão é muito boa. Abraço
Eliminar