Nome: Blood of Dracula
Editora: Furillo Productions
Autor: IADVD, Molomazo
Ano de lançamento: 2025
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Sinclair
Número de jogadores: 1
Memória: 48K
Link para descarga: Aqui
Já sabemos que o Halloween é terreno fértil para o surgimento de novos jogos, nomeadamente contemplando temáticas horripilantes e assustadoras. E a equipa Furillo Productions, isto é, IADVD & Molomazo, mais uma vez não deixam passar a oportunidade, lançando um novo trabalho. Há um ano foi o galardoado Escape from Happy Hills: Parrish Origins, desta vez temos algo diferente, até porque adquiriram o S.E.U.D., o motor que permite desenvolver shoot'em'ups e que ganhou um grande fôlego nos últimos anos (basta ver a quantidade de jogos que saíram com recurso a essa ferramenta), e aproveitaram então para experimentar algo diferente (atenção, é bem provável que não fiquem por aqui no que toca ao S.E.U.D.).
Blood of Dracula é a homenagem aos clássicos filmes de terror gótico desenvolvidos pela Hammer, uma produtora nascida no distante ano de 1934, e que teve o seu expoente máximo nas décadas de 50, 60 e 70. Durante esse período, reinventou clássicos como Dracula, Frankenstein e The Mummy, muitas vezes com os actores Christopher Lee e Peter Cushing nos papéis principais. E o mais surpreendente é que a Hammer ainda existe, tendo-se reinventado a partir de 2008. Mas falemos um pouco da terrível maldição que dá o mote a Blood of Dracula.
Assim, sob o brilho sinistro de uma lua vermelho-sangue, os antigos selos sagrados da Ordem do Mosteiro Carmesim foram quebrados. Após longos anos de confinamento, Vlad Tepes, também conhecido como Conde Dracula, Príncipe das Trevas, escapou da sua prisão, impelido pela fome e por uma sede ardente de vingança. Das criptas geladas do mosteiro, o Senhor dos Mortos-Vivos inicia o seu regresso ao trono da noite. No entanto, o seu caminho de regresso ao castelo está repleto de inimigos: guardiões da Ordem Carmesim, relíquias sagradas, camponeses fanáticos, guerreiros do Oriente, criaturas traiçoeiras e, ao fundo da estrada, nada mais, nada menos, do que o próprio Van Helsing. Cabe a nós fazer justiça a Conde Dracula, tantas vezes mal tratado na literatura e na Sétima Arte, retratando-o sempre como um vilão, e não como a doce personagem, digna desta fantástica noite que é o Halloween.
Quem conhece os shoot'em'ups desenvolvidos por Rich Hollins, Lee Stevenson ou Sebastian Braunert, sabe o que aqui vai encontrar. um jogo que não é muito longo (nem poderia ser, o motor S.E.U.D. não tem assim tanta memória disponível), mas sem qualquer constrangimento ao nível da fluidez da acção, sempre com um scroll constante, independentemente daquilo que se passe no ecrã. E quando se junta o grafismo e a capacidade de criar cenários atractivos como é apanágio da equipa Furillo, então é meio caminho andado para ser um projecto bem-sucedido, como é aqui o caso.
Embora o motor não seja assim tão flexível como o ZXGM, AGD ou La Churrera, a cada novo trabalho, surgem algumas novidades. E a que encontramos em Blood of Dracula, ou pelo menos não nos lembramos de ter visto noutro jogo criado com o S.E.U.D., é a tecla que permite eliminar todos os inimigos no ecrã. Mesmo o jogo não tendo um nível de dificuldade por ai além, existem momentos em que aparecem tantos inimigos no ecrã, que essa opção se torna muito útil. E a dupla programadora não se poupou a esforços para nos ajudar a chegar ao fim dos cinco níveis e libertar o injustiçado Conde Dracula. Existem dois objectos no meio de tudo o resto que nos rouba energia, que podem (e devem) ser apanhados, pois concedem energia extra ou imunidade durante uns segundos. Normalmente estão é em locais de difícil acesso, mas não se pode ter tudo...
Blood of Dracula é assim mais um interessante jogo criado pela Furillo. Desenvolvido apenas como uma brincadeira de Halloween, pela sua qualidade, pelo grafismo, pelos cenários criados, é perfeito para se ficar por casa e passar uma Noite das Bruxas descansada à frente de um ZX Spectrum. Para isso apenas têm que vir aqui descarregar o jogo e aproveitar para dar um pequeno doce a esta equipa de programadores, que tanto têm feito pela comunidade.
Um Feliz Halloween para todos!



Many many thanks, Andre, those are very nice screenshots. Happy Halloween! :)
ResponderEliminarThanks. All the best, my friend! :)
EliminarVenha quem vier,para mim jogo de vampiros no ZX vai ser sempre night Hunter..
ResponderEliminarNunca o experimentei, se bem que acho que até tenho o original por cá
EliminarTens de jogar excelente tanto no ZX como no amiga.
ResponderEliminarTenho original doble jewel e custou me na altura 50 paus no eBay...
Excelente da ubisoft
Vou-lhe dar um toque um dia destes :)
Eliminar