sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Auf Wiedersehen Monty


Nome: Auf Wiedersehen Monty
Editora: Gremlin Graphics Software
Autor: Shaun Hollingworth, Peter M. Harrap, Chris Kerry, Steve Kerry, Colin Dooley, Greg A. Holmes, Terry Lloyd, Ben Daglish
Ano de lançamento: 1987
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

A par do mineiro Willy, a toupeira Monty foi um dos heróis mais brilhantes do Spectrum, dando origem a uma série jogos inesquecíveis. Este é o quarto jogo da série, e na nossa opinião o melhor.

O ponto de partida é o final do terceiro jogo da série, em que Monty tinha sido encarcerado em Gibraltar. Agora, perseguido por todos, a única escapatória para conseguir ter uma vida livre e sossegada, é desempenhar uma série de tarefas e recolher dinheiro suficiente para comprar a ilha de Montoss na Grécia. Para isso tem que deambular Europa fora, recolhendo objectos, comprando viagens de avião para se deslocar para locais doutra forma inacessíveis, e evitar os muitos inimigos e obstáculos com que se lhe deparam na sua caminhada.

Estamos assim perante um típico jogo de plataformas, que vai beber muito a Matthew Simth e aos jogos da série Manic Miner / Jet Set Willy. Ou seja, aquilo que não nos mata é para apanhar, estando alguns dos objectos nos locais mais inimagináveis.


Mas o jogo não se limita a um mero exercício de precisão. As células cinzentas também vão ser exercitadas, já que temos que ir recolhendo os objectos de um país para outro, à semelhança do que acontece nos jogos de aventura. E se tivermos em conta que Monty só pode carregar quatro objectos de cada vez, incluindo as passagens de avião que lhe permitem deslocar-se entre os aeroportos, chega-se à conclusão que a tarefa é bem árdua.


Os gráficos são uma pequena maravilha, bastante coloridos mas sem problemas de colour clash, o som é bom e o resultado final é um dos melhores jogos que já foram feitos para o Spectrum, combinando o melhor dos jogos de plataformas e aventuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário