terça-feira, 14 de junho de 2016

Astronomer


Nome: Astronomer
Editora: CP Software
Autor: Pi Software
Ano de lançamento: 1984
Género: Utilitário
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: NA
Número de jogadores: 1

Astronomer é um curioso programa de astronomia, que apesar de ter sido feito de forma quase amadora, consegue envolver-nos imediatamente. Isto apesar de ter saído quase nos primórdios do Spectrum, e, como tal, com opções muito básicas (um ano depois teve uma sequela).

Dentro das opções que estão num menu inicial, de uma simplicidade extrema, temos a possibilidade de calcular a posição de todos os planetas (incluindo uma boa parte dos satélites) e do Sol, para os períodos que quisermos.


O programa desenha também o mapa do céu, para a localização que pretendemos. Esta será porventura a opção que agradará a mais utilizadores, sendo até interessante olhar para o céu estrelado e comparar com os resultados do computador. Tem no entanto um inconveniente: é moroso, havendo um tempo de espera longo até o mapa estar todo desenhado.

Mas o programa tem outras opções igualmente interessantes, nomeadamente um atlas das estrelas, calcular a hora a que o sol nasce e se põe, em qualquer lugar e data do nosso planeta, assim como simular o próprio movimento dos planetas do Sistema Solar, mais uma vez numa data definida por nós.


Estamos assim perante um utilitário bastante interessante, imperdível para todos os aficionados da astronomia.

Sem comentários:

Enviar um comentário