quinta-feira, 2 de junho de 2016

World Soccer


Nome: European Champions
Editora: Zeppelin Games
Autor: Derek Brewster, David Taylor, Tink
Ano de lançamento: 1990
Género: Gestão desportiva
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1

À semelhança de outros jogos de gestão desportiva, World Soccer coloca-nos na pele do treinador e director de um clube de futebol. Mas este jogo tem algumas particularidades que o distinguem da concorrência. Já lá iremos.

Em primeiro lugar, o jogo incluí todas as opções que são normais neste tipo de programas. Assim, podemos escolher a táctica para cada jogo,bem como os jogadores  titulares e substitutos. Estes possuem características como a idade, forma, velocidade e habilidade que nos permite avaliar quais os jogadores que mais convêm à equipa. Poderemos também ir ao mercado comprar ou vender jogadores e ter o aconselhamento do olheiro. Outras opções incluem ainda lesões, financiamento bancário, estatísticas várias, etc.. O usual, portanto.


O jogo conduz-se, como é habitual nos jogos mais tardios do Spectrum, através de um ícone (pena não permitir a opção do mouse).  Isto torna-o fluido, o que aliado à rapidez com que fazemos cada jogo (não existem longos tempo de espera entre opções), contribuí para torna-lo bastante atractivo.

As opções menos habituais estão então relacionadas com as equipas. Assim, em vez de participarmos num campeonato de um país (habitualmente o inglês), entramos num campeonato  (existem 3 divisões) com equipas internacionais, metade delas de segunda linha ou de países menos óbvios. No entanto, nenhuma equipa portuguesa está aqui representada, o que não é estranho, dado que com a pirataria que era prática habitual por cá, nenhuma editora teria interesse em tentar agradar aos portugueses.

Uma nota final ainda para o sistema de carregamento do jogo, bastante incomum. Apenas o símbolo da editora mostra as habituais listas de carregamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário