domingo, 4 de dezembro de 2016

Merry Christmas From Horace


Nome: Merry Christmas From Horace
Editora: My Cat Software
Autor: Steve Broad
Ano de lançamento: 2016
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1

Deve-se começar por dizer que esta não é uma sequela oficial à conhecida personagem do Spectrum, antes o trabalho, bastante meritório diga-se, de um fã de Horace, responsável por outras obras nele baseadas e que até no próprio inlay que acompanha a distribuição gratuita deste jogo pretende recriar as edições da  Sinclair Research.

Assim, e dado que temos o Natal à porta, o objectivo de Horace é ao longo de 49 níveis recolhermos as prendas que o descuidado Pai Natal deixou à deriva. Para dificultar a nossa missão, além dos habituais inimigos de Horace, deslocamo-nos fora de terra firme. Comboios em andamento e edifícios aparecem logo nos primeiros níveis e não raras as vezes, ao tentarmos desviar-mo-nos dos nossos inimigos, caímos nos gaps propositadamente deixados pelo programador.


Mas também temos algumas ajudas ao longo da nossa missão. Alguns dos objectos que apanhamos concedem bónus, como por exemplo um escudo protector (com efeitos óbvios). Outros aumentam o tempo para a missão em cada nível (sim, existe um tempo limite para se passar de nível), concedem vidas extra, existindo mesmo alguns que não nos ajudam assim tanto, e que como tal convém que não sejam apanhados.

Os gráficos e a animação fazem jus ao jogos originais com a personagem Horace, remetendo-nos para 1982, mas que no presente caso vem dar mais atmosfera a este divertido jogo. E embora os primeiros níveis sejam relativamente fáceis, a partir de certa altura o número de inimigos aumenta exponencialmente e todas as vidas que vamos ganhando nos primeiros níveis através dos bónus rapidamente se escoam. Não se deixem assim levar pela aparente facilidade inicial.

Sem comentários:

Enviar um comentário