terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Scalextric


Nome: Scalextric
Editora: Leisure Genius
Autor: Andy Green
Ano de lançamento: 1986
Género: Race'n'chase
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 2 (em simultâneo)

Quem não se lembra das antigas pistas de carros miniatura e de como ficávamos fascinados sempre que nos calhava em sorte receber uma nos anos ou Natal? E são precisamente essas pistas de carros que a Leisure Genius recriou em Scalextric. No entanto, a passagem para os 8 bits não foi inteiramente bem sucedida, embora o jogo até tenha alguns pontos bem concebidos.

Vamos então começar por aquilo que são os aspectos positivos. Em primeiro lugar a possibilidade de corremos nos 16 do circuitos de Fórmula 1 da altura, entre os quais o Grande Prémio do Estoril. Mas se não quiserem correr nas 16 pistas que já vêm criadas, temos a possibilidade de nós próprios criarmos o nosso circuito através de um editor extremamente simples. E dá quase tanto gozo criar a pista como depois correr nela.

Mas também existe a possibilidade de 2 jogadores correrem em simultâneo em vez de corremos apenas contra o computador. Em ambos os casos o ecrã encontra-se dividido em dois, mas ao contrário de alguns jogos que posteriormente utilizaram este método, a acção não perde nada com isso, muito por força dos gráficos que embora extremamente simples, são bastante eficazes e que não tornam o jogo mais lento (muito embora esse não prime pela velocidade).


Até aqui pareceria estarmos perante um jogo de topo. Mas o problema é que o cuidado que foi dedicado à imagem e apresentação do jogo (a caixa é uma maravilha), já não o foi na implementação do mesmo em termos de jogabilidade. Ou talvez a memória gasta com o editor das pistas não tenha permitido dedicar mais espaço à vertente do jogo propriamente dita. O principal problema é que existindo apenas dois carros em pista e o facto destes nunca se despistarem (apenas se perde algum tempo nas curvas mais apertadas), quem parte à frente tem sempre uma grande vantagem. É praticamente impossível a quem vem atrás ultrapassar, até porque se bater no carro da frente, perde imediatamente a corrida.

E é uma pena, pois Scalextric tinha tudo para ser um produto vencedor. Assim torna-se um jogo que atrai inicialmente, mas que rapidamente se torna monótono e perde o interesse, mesmo jogado a dois.

Sem comentários:

Enviar um comentário