sábado, 3 de dezembro de 2016

Super Trux


Nome: Super Trux
Editora: Elite Systems
Autor: Gargoyle Games
Ano de lançamento: 1988
Género: Race'n'chase
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

A prestigiada Gargoyle Games foi responsável por três jogos para a Elite Systems, Thundercats, de que já aqui falámos, Scooby-Doo e este Super Trux. E dos três, foi o único que não obteve sucesso comercial. E não é que estejamos perante um mau jogo, simplesmente peca pela falta de originalidade, já que o que aqui se apresenta é um vulgar race'n'chase, onde as motas ou os carros são substituídos por um camião.

A acção passa-se ao longo de 9 cidades ou locais da Europa. Londres, Paris, Bruxelas, Roma, Madrid, Vosges, Veneza, Pisa e por fim Atenas. No entanto poder-se-iam chamar outra coisa qualquer, já que o cenário de fundo não tem qualquer característica especial que identifique o local. Mas isso também não é o mais importante, pois o que queremos é conduzir por cenários agradáveis e acima de tudo que o jogo tenha velocidade q.b. e que não emperre quando o ecrã fica atravancado com sprites, como acontecia com Out Run ou Buggy Boy. E verdade seja dita, o jogo tem uma excelente fluidez, sendo perfeita a sensação de velocidade.

Assim, ao longo dos vários circuitos, temos que evitar os outros camiões, alguns obstáculos que aparecem no meio da estrada, e por vezes escolher qual o caminho que pretendemos seguir (tal e qual como em Out Run), apresentando alguns caminhos níveis de dificuldade maiores que outros (mas pouco).


No entanto o controlo do camião está longe de ser perfeito. Está demasiado sensível e sempre que damos um toque para um dos lados parece que o camião desliza sempre mais do que queremos, sendo assim complicado evitar alguns obstáculos.

Depois, e apesar dos gráficos serem o normal neste tipo de jogos e cumprir com o objectivo, o que se nota é que são bastante monótonos. Existe muito pouca variedade entre os cenários, exceptuando a cor de fundo alternar entre o amarelo e o verde, levando a que rapidamente nos fartemos do jogo. Com um pouco mais de esforço na implementação, Super Trux poderia ser um clássico. Assim fica-se pela mediania.

Sem comentários:

Enviar um comentário