domingo, 25 de dezembro de 2016

Moley Christmas


Nome: Moley Christmas
Editora: Your Sinclair
Autor: Gremlin Graphics Software Ltd (Shaun Hollingworth, Peter M. Harrap, Chris Kerry)
Ano de lançamento: 1987
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

Moley Christmas foi a surpresa de Natal de 1987 da Your Sinclair que ofereceu uma mini-aventura de Monty aos britânicos, aos assinantes da revista, e a alguns felizardos que viviam fora de Inglaterra (infelizmente, na maior parte das vezes as cassetes não acompanhavam a revista para quem a comprava em Portugal, o que não foi aqui o caso, pois esta chegou mesmo ao nosso país).

Apesar de Moley Christmas ter apenas 6 cenários ou níveis contém alguns dos personagens mais famosos da série. E também as temíveis plataformas com padrão aleatório que nos esborracham e que não há meio de evitar a não ser confiando na sorte. De resto, quem conhece as aventuras anteriores de Monty, não irá aqui ver nada de novo.

Quanto aos níveis, temos:
. Nível 1: começamos na sede da Gremlin Graphics e temos que apanhar todos os objectos e finalmente o disco com a próxima edição da Your Sinclair.
. Nível 2: na sala de masterização mais uma vez temos que apanhar todos os objectos e no final deixar que a bobine nos caia em cima.
. Nível 3: na sala de duplicação temos que tocar na bobine que vai permitir criar as oito cassetes que teremos que levar para os escritórios da Your Sinclair.
. Nível 4: Já em plena M1, temos que chegar à Your Sinclair levando as oito cassetes e evitando ser atropelado.
. Nível 5: estamos agora nos escritórios da Your Sinclair, e quem diria, está cheio de inimigos. Temos que apanhar todos os objectos e chegar à porta de saída.
. Nível 6: temos que levar quatro embalagens para os distribuidores, mas para isso temos que passar uma estrada muito movimentada (muitas parecenças com as aventuras do Horace) sem ser atropelado.


Sendo um jogo com distribuição gratuita, lançado em plena época de ouro do Spectrum, não se podia pedir muito. E a realidade é que Moley Christmas, apesar de ser pequeno, está muito bem implementado, com gráficos e som agradáveis, constituindo a aventura perfeita para o dia de Natal.

2 comentários:

  1. Adorei este jogo nesse Natal!!! Foi muito bom... com o meu irmão mais novo, os meus pais ... Foi um Natal excelente... Sempre lembro com muita saudade .. não conseguimos parar de jogar...
    Continua a fazer parte do portefólio de Natal!

    ResponderEliminar
  2. Também tenho boas recordações desse jogo. Chegou-me com a revista, na altura, mas já era fã da saga Monty 😊

    ResponderEliminar