quinta-feira, 29 de junho de 2017

The Adventures of Jane Jelly @ the Treasure of Zedin


Nome: The Adventures of Jane Jelly @ the Treasure of Zedin
Editora: NA
Autor: Jaime Grilo
Ano de lançamento: 2017
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: NA
Número de jogadores: 1

Depois de The Treasure Of Lumos, Jaime Grilo tomou-lhe o gosto e passado pouco tempo volta a lançar uma nova aventura criada com o motor Arcade Game Designer, que consta, terá um upgrade para o Spectrum Next, permitindo melhorar as potencialidades deste excelente programa. E The Treasure of Zedin vai também ter uma sequela, na qual Jaime já está a trabalhar. Só boas notícias, portanto...

Nesta aventura assumimos o papel de Jane Jelly, legítima descendente de outras heroínas pop e dos videojogos dos anos 80, como sejam Samantha Fox e Sabrina Salerno. Para quem não entende a semelhança, basta olhar para a figura da nossa personagem. Um toque de humor que se realça e que traz um aperitivo extra para quem decidir aventurar-se nesta busca de relíquias e de um tesouro. Aliás, doutra maneira não poderia ser, pois para poderem sair do labirinto de grutas onde a acção decorre, terão que encontrar as três chaves que permitem abrir a porta final e escapar, um pouco mais ricos, claro está.


Para quem experimentou the Treasure of Lumos irá notar nesta nova aventura uma nítida evolução a todos os níveis. A começar com o ajustamento do nível de dificuldade, uma das pechas do primeiro jogo, que primava pela simplicidade. Assim, apesar de termos a possibilidade de escolher entre cinco e oito vidas, estas esgotam-se com uma rapidez alucinante. É que os obstáculos e as armadilhas são mais que muitos, incluindo alguns pontos sem retorno, e para conseguirem encontrar as três chaves terão que necessariamente repetir alguns trilhos.

Mas também a nível gráfico houve melhorias. Apesar das semelhanças com Lumos, estes encontram-se agora melhor definidos em especial a nossa heroína mais os seus dois proeminentes apêndices. Bom uso de cores torna também o cenário mais atractivo.

Por fim, e uma vez que estamos perante um típico jogo de plataformas (embora com alguns elementos de aventura à mistura), é fundamental um sistema de colisão eficaz. E, de facto, este é mais um dos pontos favoráveis, contribuindo para uma boa jogabilidade.


E a prova de que vale mesmo a pena descarregar The Treasure of Zedin é que não descansámos enquanto não o terminámos, se bem que não atingindo a perfeição, isto é, recolhendo as vinte e cinco relíquias. Assim, para quem quiser ver o que se encontra por trás da porta do ecrã acima, apenas tem que dar uma oportunidade a esta nova aventura de Jaime Grilo, programador nacional que promete dar cartas no panorama Spectrum.

Podem aqui descarregar gratuitamente o jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário