quinta-feira, 7 de junho de 2018

Tank 1990


Nome: Tank 1990
Editora: NA
Autor: Dwa83
Ano de lançamento: 2018
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 128 K
Número de jogadores: 1

Tank 1990 é um clone de Battle City, um shoot'em'up com um forte elemento de estratégia que foi lançado em 1985 para a Nintendo, tendo agora aparecido pela mão dos russos, que continuam, juntamente com os espanhóis, a dar cartas na cena Spectrum.

Neste jogo controlamos um tanque que tem que destruir todos os tanques inimigos, ao mesmo tempo evitando que estes atinjam a nossa base, representada pela Águia Imperial. Mas este não é um shoot'em'up puro, pois cada um dos níveis tem um cenário diferente, que incluí muros e blocos, rios, etc.. Cada um destes elementos possuí características diferentes, e reside aqui o forte elemento estratégico. É que os inimigos vão disparando com bastante frequência (para onde estão virados), e alguns elementos do cenário são destructíveis. Por outro lado, existem sempre pelo menos três tanques inimigos a rondar a base. Quer isso dizer que não nos podemos limitar a perseguir os tanques um a um, temos que estar com atenção máxima a todos aqueles que se aproximam da nossa base. Esta encontra-se protegida por uma parede, destructível, obviamente, pelo que se deixamos um tanque inimigo chegar ao pé dela, as hipóteses deste a destruir, e que implica o jogo terminar imediatamente, são grandes.


Assim, a primeira tarefa que temos em mãos é analisar as características do cenário para podermos delinear uma estratégia, e que passa por encontrar um ponto em que possamos emboscar os tanques inimigos, sem que estes nos atinjam. Se encontrarmos esse ponto,e que pode passar mesmo por destruir algumas paredes ou muros, é meio caminho andado para conseguirmos limpar o cenário de inimigos. Apenas conseguimos passar para o nível seguinte quando destruirmos todos os tanques, cujo número se encontra no canto superior direito e que vai diminuindo sempre que destruímos um.

São então as próprias características do cenário que definem o grau de dificuldade de cada nível. Não achámos que este seja particularmente elevado, até porque o jogo concede algumas ajudas. Regularmente vão aparecendo add-ons que nos ajudam, desde vidas extra, até bombas que paralisam durante algum tempo os inimigos. Quem se inicia em Tank 1990 verá que facilmente consegue atingir níveis elevados.


Os gráficos, não sendo nada de extraordinário, são funcionais. O som limita-se aos tiros, mas também mais não seria necessário. No entanto, aquilo que achámos como mais limitador neste jogo foi a escolha das teclas (e estas não são redefiníveis). Escolher "ASWD", com a tecla "Enter" para disparo, é tudo menos prático e consegue quase arruinar aquele que até seria um muito interessante clone de Battle City. De facto, não se consegue perceber como é que um programador investe tanto tempo num jogo e depois "esquece-se" de contemplar a opção para redefinir teclas, ou pelo menos colocar uma escolha pré-definida minimamente funcional. Assim, não fosse esta limitação, e talvez Tank 1990 conseguisse atingir uma bitola mais elevada.

O jogo é gratuito e quem o quiser descarregar poderá aqui fazê-lo (atenção que apenas funciona em modo 128 K).

Sem comentários:

Enviar um comentário