domingo, 27 de junho de 2021

CM: Os Jogos no Computador - 021

Regressamos com mais uma digitalização de "Os Jogos no Computador", secção do Correio da Manhã, dedicada ao mundo dos videojogos. A edição que partilhamos (graças ao Mário Moreira) foi publicada em 10 de Dezembro de 1989.

Temos uma boa leitura à nossa espera com a análise ao destaque da semana, o jogo "Corsarios" da espanhola Opera Soft. O Paulo Ferreira, responsável pela secção, descreve a história e a jogabilidade deste título de acção e luta sem deixar de referir, por diversas vezes, algumas das características mais reconhecíveis nos jogos de "nuestros hermanos": o primor gráfico e a habitual dificuldade.

O espaço de pokes e dicas praticamente ocupa uma página inteira graças à extensa solução de "Terramex". Também apresenta-se uma lista de pokes de vidas infinitas para cada um dos 6 níveis de "Last Ninja 2" fornecidos por Luís Teixeira do clube "Atlantic Software".

No espaço dedicado aos leitores temos as habituais trocas de jogos por correspondência, pedidos de ajuda, e divulgação de grupos. O resto deste espaço serviu para relembrar a intenção de se analisar as ferramentas de criação de jogos em futuras edições desta secção.

Para tal, o Paulo definiu um calendário de apresentações que se inicia com o "3D Game Creator", seguindo-se o "Graphic Adventure Creator", depois o "Professional Adventure Creator" (talvez o autor se referisse ao "P.A.W.") e terminando com o "Quill".

Curiosamente temos também um leitor que se oferece para vender um pacote de software com o sugestivo nome "Faça o seu próprio Jogo" que, além das ferramentas citadas no parágrafo anterior, incluíriam também o "Art Studio", o "Wham! The Music Box" e o famoso "Omni Copy 2".

Obviamente a legalidade desse pacote é altamente duvidosa. A excepção aberta pelo Paulo à publicação dessa carta talvez reflictisse a ingenuidade daquela época, alimentada pelo desejo de que o software português crescesse.

A digitalização pode ser obtida neste link.

Sem comentários:

Enviar um comentário