terça-feira, 22 de junho de 2021

Mahjong Solitaire

 

Nome: Mahjong Solitaire
Editora: NA
Autor: Under4MHZ
Ano de lançamento: 2021
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

Aquando da saída deste jogo, tínhamos colocado uma questão: será que iria conseguir destronar Peking como o melhor simulador de Mahjong? A resposta é não, o que não quer dizer que não estejamos aqui perante um jogo bastante agradável e bem concebido. Simplesmente não tem tantas opções quanto o clássico jogo lançado sob o selo da Your Sinclair, sendo que o limite de tempo será aquela que mais falta sentimos. 

Por outro lado, graficamente está também uns furos abaixo, por vezes sendo difícil identificar os pares de peças, pelo que aqueles que já têm Peking, poderão dispensar Mahjong Solitaire. No entanto, todos os outros, e que presumimos que sejam a maioria, até porque o jogo lançado pela Your Sinclair aconteceu já numa fase muito adiantada do período de vida do Spectrum (1991), têm agora a possibilidade de experimentar este popular jogo de tabuleiro.

Mahjong é então um jogo de estratégia composto por 144 peças, de vários naipes, em grupos de quatro peças com o mesmo valor. O objectivo é eliminar do tabuleiro todas as peças, para isso emparelhando-as com as outras peças do mesmo naipe. No entanto, essas estão sobrepostas umas por cima das outras e apenas podem ser seleccionadas quando não estão entaladas por outras peças, horizontal ou verticalmente. Além disso, e dado que existem dois pares de cada naipe, temos que ter muito cuidado para não eliminar prematuramente peças que mais à frente nos venham a fazer falta. Puro jogo de estratégia, como se pode ver, mas também sendo necessária alguma sorte, pois por vezes temos que fazer escolhas às "cegas", dado que parte do tabuleiro se encontra tapado. Se existe jogo que requer intuição da nossa parte, este é o caso mais flagrante.

Este jogo criado por Under4MHZ (incrível a cadência deste programador), na sua simplicidade, é um desafio altamente viciante. Fomos testar, com a ideia de apenas fazer um ou dois jogos, até porque conhecemos muito bem o jogo de tabuleiro, e quando demos por isso já o tínhamos terminado com sucesso meia dúzia de vezes (e outras tantas sem sucesso), e mesmo assim continuávamos com vontade de continuar a jogar. Este é o melhor elogio que podemos dar, sendo assim um jogo aconselhado a todos, mesmo aqueles que não apreciam quebra-cabeças.

Sem comentários:

Enviar um comentário