terça-feira, 1 de junho de 2021

Pitman


Nome: Pitman
Editora: NA
Autor: Under4MHZ
Ano de lançamento: 2021
Género: Labirinto
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Pitman correspondeu por inteiro às nossas expectativas, tendo em conta os anteriores jogos de Under4MHZ. Um trabalho limpo e simples, mas cativante, ideal para ocupar pequenos momentos de ócio, no fundo aquilo que já acontecia com Klondike Solitaire.

O jogo é mais um clone de Boulder Dash, e saíram vários nos últimos tempos. Este tipo de jogos normalmente aposta, e a nosso ver correctamente, na criação de cenários e quebra-cabeças inteligentes, que puxem pelos neurónios do jogador. Não devem ser nem muito fáceis, nem tão difíceis que se tornem frustrantes. E é precisamente aquilo que encontramos em Pitman, 50 níveis bem conseguidos, com uma dificuldade crescente nos primeiros níveis, para depois estabilizar num patamar perfeitamente aceitável para o jogador médio.


Tem ainda como bónus um grafismo agradável, convidando a avançar e ver o que se encontra no nível seguinte. Mas mesmo quem não consiga passar um nível, pode sempre voltar ao menu inicial e escolher aquele em que quer iniciar. Não existe qualquer restrição ou condição, por isso é possível ir completando-se aos poucos, de acordo com o tempo disponível.

A única fragilidade que encontrámos foi um pouco de sensibilidade a mais nos comandos, levando a que por vezes o nosso personagem deslizasse para pontos onde não o queríamos, normalmente levando a que fique encurralado e a ter que se recomeçar o nível. Mas tirando este pormenor, Pitman tem uma boa jogabilidade e é um desafio tão viciante quanto uma paciência, para se usar e abusar, e mesmo depois de se terminar um nível, dá sempre vontade de voltar a repeti-lo (assim que nos esqueçamos da solução, obviamente).

Sem comentários:

Enviar um comentário