segunda-feira, 25 de julho de 2022

F(X) (MIA)

O Zé Oliveira partilhou connosco mais um interessante programa de matemática. F(X) faz o estudo da Função e permite variadas opções de recolha de dados. 

O Zé concebeu este programa para o ZX81 em 1983, tendo sido posteriormente adaptado para o ZX Spectrum. Além disso, deixa uma série de exemplos para vermos as possibilidades de F(X).

Poderão aqui experimentar o programa online e ver aqui os vários exemplos de execução. Também podem vir aqui descarregar o programa.

12 comentários:

  1. Muito obrigado pela partilha! Queria só dizer que, embora tenha passado a minha boa percentagem de tempo a jogar no Timex Sinclair 1000 e no ZX Spectrum (128), sempre senti que os usos mais interessantes destas máquinas eram precisamente este tipo de programas e aplicações. Ainda recentemente vi um vídeo de um investigador, no YouTube, que escreveu um livro (ou tese) com a ideia de que niguém sabia muito bem no que as pessoas iriam fazer com os computadores "domésticos" ("home computers"), quando começaram a aparecer nas casas de finais dos 70, início dos 80. Mas o facto de virem com BASIC na ROM e sacrificarem até a simplicidade do teclado por comandos de programação (especialmente nos computadores Sinclair), dá bem a ideia de que a proposta dos fabricantes era para os computadores terem um papel bem diferenciado do das consolas de jogos. Eu comprei o meu Sinclair 1000 entusiasmado por ele ter ponto de interrogação, e com a expetativa de que lhe poderia fazer questões "existenciais" ou ajudar-me a resolver preocupações que me tiravam o sono, aos 11/12 anos: como a "cura" para o cancro... Não trocava essa abordagem e interpretação dos "computadores pessoais 'domésticos' " por nenhuma outra. Fico muito feliz ao ver como o Planeta Sinclair está a fazer a preservação deste tipo de casos de uso. Estou muito reconhecido pelo trabalho. Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras simpáticas, Luís. Abraço :)

      Eliminar
    2. Para fazer questões existenciais é aqui:
      https://zarsoft.info/software/js-dos/zar.html
      (não usar acentos nem cedilhas)

      Eliminar
    3. Eliza :) Sempre me fez lembrar iD

      Eliminar
    4. Ena, o iD!... Já nem sabia que me lembrava. Esse era mítico. Tinha uma "atmosfera" única... E obrigado pela partilha, Zé Oliveira: esses programas "conversacionais" em DOS eram muito convincentes, Às vezes "mais é menos". Em 1986 :) Foi feito numa máquina IBM? Porque os primeiros "compatíveis" só começaram a aparecer em 87/88. A não ser, talvez, os Amstrad 1512.

      Eliminar
    5. O programa ZAR não foi programado em MS/DOS em 1986.
      Mas, em 1986 já começaram a aparecer PCs na Universidade do Minho. No entanto esses PCs eram rudimentares (alguns não tinham disco) e não tinham software (a maior parte deles era usada apenas para processamento de texto).
      O programa ZAR foi criado em 1986, em linguagem Pascal, num mainframe Data General com sistema operativo AOS/VS (sistema operativo virtual).
      Em 1988 fiz um conversor de Pascal para C e o programa foi convertido para C num mainframe Data General com sistema operativo Unix.
      E, assim, em 1988 foi feita a versão MS/DOS.

      Eliminar
    6. Fico contente por ter perguntado, porque saber dessa história do programa ainda o torna mais especial. Essa época foi de grande exploração e de grandes promessas. Ainda hoje andamos atrás de coisas que então pareciam estar "ao virar da esquina"! Uma mainframe da Data General! E o conversor Pascal -> C.... Excelente. Vou estar mais atento ao que for aparecendo por aqui. Muito obrigado pelas partilhas!

      Eliminar
  2. O programa parece ter melhorias em relação ao Eliza. Foi bastante interessante, experimentar. Clever. (https://zarsoft.info/software/js-dos/zar.html)

    ResponderEliminar
  3. Desculpem ter comentado como anónimo. Era eu :) Só reparei depois.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Zé Oliveira, se tiver(es) curiosidade, dá uma espreitadela ao Coral Basic, feito para ZX81: eu fiz um vídeo a elogiar um senhor que, infelizmente, está a ficar esquecido, o grande Carlo Delhez, que produziu emuladores do ZX81 admiráveis, assim como algum software muito, muito bom. Se tiveres interesse, um aspeto de uma excerto da linguagem aparece no meu vídeo de homenagem ao Carlo Delhez, por altura dos 40 anos do ZX81. Está no minuto/segundo: 17:00

    https://www.youtube.com/watch?v=p69LgwJcBVw

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela informação. Eu queria fazer uma ROM para o Spectrum com BASIC Apascalado, semelhante ao CBI do Carlo Delhez para o ZX81 mas ainda não tive tempo para pensar nisso.

      Eliminar