sábado, 16 de julho de 2022

It´s a Goal (MIA)


A comunidade portuguesa já está habituada a que disponibilizemos "bombas", normalmente programas nacionais muito apetecíveis. De facto, aos poucos temos vindo a recuperar o enorme espólio que os nossos programadores desenvolveram, a maior parte andava perdido e muito era mesmo desconhecido.

Mas agora temos oportunidade de fazer o mesmo com um jogo vindo do Reino Unido (Irlanda do Norte). Graças a Steven Brown, conseguimos ter acesso a um importante jogo que, não só não estava ainda preservado, como a comunidade não o conhecia. E que jogo...

A única razão que vemos para que este jogo tenha passado despercebido é porque foi lançado em 1994, numa altura em que o ZX Spectrum já tinha caído no esquecimento. Mas de facto o jogo foi realmente lançado, mesmo não tendo uma editora por trás. Mas isto vem demonstrar uma coisa: não existe um período pré 93 e outro pós 93, como se diz por ai. Mesmo após essa data continuaram a sair grandes jogos, apenas não tendo a projecção daqueles que foram desenvolvidos nos primeiros anos do ZX Spectrum. Mas como não haveriam as pessoas de pensar isso, quando ainda recentemente uma revista como a Retro Gamer dedica uma edição ao ZX Spectrum, na qual 90% é dedicado aos primeiros dez anos do ZX Spectrum e os restantes 10% aos 30 anos seguintes, ignorando ou desvalorizando a enorme riqueza desde período. Cabe a nós mudar essa mentalidade (e estamos a fazer por isso)...

It´s a Goal inclui na cassete quatro programas, dois de cada lado. Duas versões 128K e duas versões 48K. A versão mais pequena não inclui alguns dos pormenores da versão 128K, que de resto pode ser lido nas instruções que acompanhavam a cassete e que também deixámos preservado.

O jogo vem assim em dois sabores: Campeonato do Mundo de 1994 e Liga Inglesa e Escocesa. Se preferirem a primeira opção (é sempre o primeiro jogo de cada lado), têm oportunidade de recriar a campanha de 1994 nos EUA. Na falta de Portugal, que como se sabe não se apurou para essa competição, escolhemos a Espanha, aquele país com o qual mais nos identificamos (não é por acaso que são nuestros hermanos). Se optarmos pelo segundo jogo, a base é praticamente igual, mas temos oportunidade de escolher os principais clubes de Inglaterra e Escócia.

Os pormenores são deliciosos, não faltando sequer dois ecrãs de carregamento para cada um dos jogos... Aparentemente, e como se pode ver pela imagem, o Campeonato do Mundo foi criado depois, utilizando a base da Liga Inglesa e Escocesa.

Também não faltam variadas opções, nomeadamente escolha das cores, tempo do jogo, grau de dificuldade e até a possibilidade de termos faltas e penalties. Nada foi feito ao acaso, pelo que It´s a Goal não fica atrás da maior parte dos jogos de futebol que foram desenvolvidos no final dos anos 80 e início dos 90. Aliás, é bem melhor que muitos desses. Apenas não supera Match Day 2, mas bem sabemos que esse é imbatível.

A maior dificuldade que se vai encontrar em It´s a Goal é o domínio da bola. Essa não se agarra aos pés, pelo menos durante muito tempo (convém lerem as instruções para perceberem como funciona o sistema de controlo). Mesmo no nível mais fácil, vamos levar cabazadas nos primeiros jogos. Mas depois de entendermos o sistema de controlo, as coisas compõe-se e começamos então paulatinamente a ganhar jogos, primeiro nos níveis mais fáceis, depois nos mais difíceis (ainda não chegámos ai). 

Como o campeonato é grande, Brendan O'Brien (o programador), também contemplou a opção muito útil (pelo menos na altura) de se gravar o jogo no ponto em que nos encontramos. Quem quiser utilizar a máquina real, tem aqui esta facilidade. 

Assim, It´s a Goal é uma enorme pérola que Steven Brown conseguiu preservar (e partilhar connosco). Podemos agora dar o reconhecimento devido a este jogo e, quem sabe, os nossos colegas do Reino Unido encontrarem o programador e entrevistá-lo (à atenção da Crash).

Venham já aqui descarregar It´s a Goal. Queremos saber a vossa opinião do jogo.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. El Spain 0 South Korea 1 podría usted quitarlo. Pero bueno, me conformo igual xDDDD

      Eliminar
    2. eheheh, foi uma pequena provocação para nuestros hermanos :)

      Eliminar
  2. Gracias.por este fantastico juego

    ResponderEliminar
  3. Tiene muy buena pinta, a probarlo, un abrazo grande Andre, que hacía tiempo que no escribía.

    ResponderEliminar
  4. Seems like the same author who wrote Fantastic American Football (1990), World Cricket (1991) and World Rugby (1993) for Zeppelin.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Brilliant!!!! Didn´t know that. Did you enjoy the game?

      Eliminar
    2. The graphics look brilliant - looking forward to trying it out properly later! Was always a big fan of Match Day. :-)

      Eliminar
    3. Match Day 2 is my fave. Not the same league, bit it is a good game anyway... :)

      Eliminar