domingo, 3 de julho de 2022

JND: Micromania - 002

Que melhor forma de começar a véspera de Natal de 1989, do que folhear a JND (revista dominical do Jornal de Notícias) só para ler a Micromania? O cheirinho de rabanadas e filhoses, os preparativos e afazeres dos pais para a ceia, aquela ansiedade para que a meia-noite chegue depressa...

Lembro-me perfeitamente de ler as análises de João Cruz dos jogos "Untouchables", "Altered Beast" e "Continental Circus", que tanto me alegraram naquele dia. De facto, as imagens dos jogos foram muito bem escolhidas, despertando o desejo para os adquirir.

Obviamente, as contribuições dos leitores também estiveram presentes na forma de dicas e mini-análises, sempre de leitura aprazível. E claro, não podiam faltar os mapas na Micromania, com os jogos "Robocop" e "Savage" mapeados por Paulo Marta. Curiosamente, este último mapa serviu-me, uns anos mais tarde, para orientar-me na versão MS-DOS de "Savage".

Esta edição, publicada num distante Natal, pode ser obtida neste link. Podem agradecer ao nosso estimado Miguel Brandão, por este pequeno prazer!

25 comentários:

  1. MT Obrigado pelo post
    Obrigado pela lembrança e já agora sou irmão do João Cruz e lembro-me perfeitamente de acompanhar o trabalho dele no JN e ficar maravilhado com a imensidão de cartas que ele recebia na altura...
    Bons velhos tempos
    Obrigado mais uma vez pela partilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Francisco! Nós é que agradecemos! Reforço a mensagem do Miguel Brandão: o trabalho do João Cruz significou muito para uma geração de portugueses! Não só no JN, bem como na Capital!

      Eliminar
    2. Por favor, veja este link onde abordamos o trabalho do seu irmão: https://planetasinclair.blogspot.com/2020/02/mapas-de-joao-cruz-e-uma-revelacao.html

      Eliminar
    3. O seu irmão também foi citado na Revista Espectro, e no livro "Os Programadores Portugueses" escrito pelo André Leão (o fundador deste blogue), no capítulo dedicado aos suplementos e secções de videojogos nos jornais. É, sem dúvida, parte da história que a comunidade tem vindo a preservar!

      Eliminar
    4. Foi mais que citado, está lá um desenho maravilhoso do João :)

      Eliminar
  2. Já ganhei o dia.
    Queria dizer aqui ao Francisco Cruz que enviasse um enorme abraço ao João Cruz que não conheço pessoalmente mas que durante anos me trouxe as melhores manhãs de domingo que eu poderia desejar.
    Foi com muito esforço que recuperei todas as revistas da altura.
    Estou agora a recuperar as versões em jornal.
    Fico mesmo muito contente que tenhamos chegado ao "João".
    É um ídolo para muitos de nós.
    Fico ainda mais contente por ter contribuído (ainda que indiretamente) para isso.

    Quanto aos jogos em questão, lembro-me de ficar maravilhado com a imagem do "Untouchables" e de ter adquirido pouco depois o Continental Circus que viria também a adquirir mais tarde para o Amiga.
    Que saudades desses tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel, finalmente! Emoção! :)

      Eliminar
    2. Realmente o "Untouchables" ficou muito bem na fotografia. :) Fui ao C.C.Dallas à procura do jogo, mas não o tinham. Um detalhe que agora reparei, o Paulo Marta foi um dos colaboradores mais recorrentes...

      Eliminar
    3. Sim, o Paulo Marta.
      Na altura cheguei a enviar-lhe uma carta para troca de jogos. Já não me recordo se obtive resposta. Mas tenho uma cópia da carta que enviei :)

      Eliminar
    4. Miguel, epá que fixe! Temos que escrever um post sobre essas experiências! :) Não foi ele que fez vários mapas com uma menina, a Paula Maria, de Ermesinde? Lembro-me disso porque as participações femininas eram escassas.

      Eliminar
    5. Um dos meus maiores arrependimentos foi não ter enviado uma carta para a Micromania quando podia... Era demasiado tímido.

      Eliminar
    6. Estimado Miguel Brandão, têm sido uns dias recheados de contatos após saber da vossa existência ... mas aqui fica o meu muito especial abraço pela tua perseverança ! ... e não sei porquê, o teu nome ecoa nos recantos da minha memória ! Chegaste a enviar algo para a Micromania ?

      Eliminar
    7. Olá João (grande vénia).
      Desculpa a demora na resposta. Tenho andado mesmo muito ocupado.
      Por muita timidez, nunca escrevi para a secção MICROMANIA mas, através dela, escrevi ao Paulo Marta de Ermesinde e ao Samuel Silva da Maia, sendo que este último me enviou os jogos que lhe solicitei (Giana Sisters, X-Out, etc) para o Commodore Amiga. Ainda tenho a carta que ele me enviou em resposta. Guardo tudo religiosamente.
      Obrigado por tudo JOÃO. Ainda bem que deste sinal de vida.
      Amanhã, com tempo, farei a minha singela homenagem.
      Forte abraço e saudações "retromaníacas" :)

      Eliminar
  3. Incrível como me lembro exatamente de ter lido esta página. Há (muitos) anos, ainda fui ao JN perguntar se era possível aceder ao arquivo disto. Não me recordo do porquê, mas negaram-me o acesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora vamos ter tudo, pelo menos desta segunda série :)

      Eliminar
  4. Eii lá tou ARREPIADO com tudo isto apenas sou só o irmão dele!!!
    Ele não sabe nada disto e eu descobri agora tudo isto por acaso!!!
    Vou já lhe dar a conhecer esta vossa homenagem que há muito em conversa lhe tenho dito que era entre aspas mais que merecida!!!
    Entretanto vou dando notícias ou até mesmo ele próprio o fará
    Mas aqui fica o meu muito obrigado a todos pelas vossas palavras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco, ainda bem que nos descobriu! :) Existe uma comunidade formada em torno da retrocomputação (inclusive até com um Museu em Cantanhede dedicado ao ZX Spectrum), com vista a preservar e documentar esta fase, na qual o João, o seu irmão, se inclui naturalmente, por ter sido dinamizador do espaço da Micromania. Além de toda a dinâmica de preservação, há também o lado pessoal, principalmente dos (que eram nessa época) jovens do norte de Portugal, como eu, o perseverante Miguel Brandão que compilou os recortes, Daniel que aqui comentou), fieis leitores da Micromania todos os domingos. Da minha parte posso afirmar que os mapas publicados na secção, foram uma das principais razões que me levaram a querer ter um computador para fazer os meus joguinhos. Daí veio o gosto pela programação, e uma carreira... De certa forma, além do Sir Clive Sinclair e o seu ZX, o João também tem uma percentagem nesse meu percurso... :)

      Eliminar
    2. Obrigado Filipe pela " magia " da nossa longa conversa ! Com amigos assim, torna-se fácil. Não te esqueças das Espectro ! Grande Abraço !!!

      Eliminar
    3. João, eu é que agradeço pela oportunidade de conversar com uma figura que marcou uma fase da minha época! Acho que se cumpriu um sonho meu e de muitos antigos leitores (em breve)! Com certeza falaremos sobre jogos (antigos e modernos) em outros momentos! Quanto às Espectro não me esquecerei! :) Grande Abraço!

      Eliminar
    4. Francisco, foi um enorme prazer ter falado com o teu irmão! Soube que te interessas por este lado "histórico" da computação. Da nossa parte estamos sempre acessíveis para quem quiser participar, comentar, sugerir ou simplesmente, conversar sobre estes assuntos! :)

      Eliminar
  5. UAU ... !!! Quando meu irmão Francisco Cruz me ligou e interrompeu a minha incursão diária no atual jogo Valheim, não estava à espera desta revelação ! Ele ( Francisco ) como é um "arqueólogo saudosista" e nesse nível, meu link de memórias empáticas com o passado, tem tanto ou mais crédito desta partilha, e a todos vós o meu muito obrigado dos elogios que me trouxeram " uma lágrima ao canto do olho ", naquilo que sempre me caracterizou como intenso e emotivo nesta vida. Eu continuo igual a mim mesmo, desde o Spectrum que jogo TODOS os dias, agora em outras plataformas, principalmente PC e XBOX. O Google substituiu aquilo que se procurava de informação e partilha naquela época. Tudo o que sempre faço é com a paixão da minha satisfação. E nessa premissa sou demasiado comodista para alguns. Mas como vivo no " topo da montanha " há muitos anos, estou pleno da minha " sensibilidade e bom senso " ! Deixo-vos sem promessas de algo, mas com um agradecimento ENORME pela vossa dedicação e excelente trabalho e com esta minha humilde oferta de meus contatos : telemóvel 96 4833166 e-mail ( para os mais tímidos ) jpncxx@gmail.com . Grande Abraço do João Cruz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso agradecimento, João. Desejamos um bom "regresso" ao Spectrum. Como se pode ver, ainda tem muito a dar, com jogos fabulosos a saírem todos os anos. Grande abraço.

      Eliminar
  6. Olá André ... Obrigado pelo convite ! Repito, o vosso empenho é notável e num esforço brilhante de inverter tendencias. O Filipe já é detentor das peças PUZZLE que faltavam sobre mim. O futuro é o que nós fazemos. Sem promessas, mas estou acessível. Mais uma vez, parabéns por TODO o vosso trabalho. Abração do João Cruz !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João, as peças conseguimo-las graças ao Miguel Brandão que também é seu fã. :) O Planeta Sinclair é como a Micromania que existe graças à dinâmica com os seus leitores e membros da comunidade. :)

      Eliminar
    2. Referia-me à parte que especulavam sobre a minha entrada no JN, em que o vosso TIRO saiu completamente ao lado ... kkk !!! Grande Abraço.

      Eliminar