quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Donum


Saiu um dos lançamentos mais aguardados dos últimos tempos, pelo menos para os aventureiros: Donum. Temos vindo a acompanhar o desenvolvimento do jogo via Twitter e os gráficos magníficos estavam a deixar-nos com água na boca. Ainda por cima, os textos estão em espanhol, mas também em inglês, agradando assim a quase toda a gente.

Entretanto, ontem à noite o jogo teve honras de apresentação oficial no canal do nosso amigo Javi Ortiz (ver aqui), contando ainda com a presença do próprio programador, Juan Antonio Fernández (Bitfans), também autor das obras Spectrumeros ZX Spectrum: Un recorrido visual 1 & 2. Javi chama ao jogo obra-prima, e parece-nos ue não se engana, a avaliar por aquilo que vimos. À noite, em casa, quando estiver bem escuro, iremos ver com mais atenção, pois é prometedor.

Quem quiser descarregar o jogo, poderá aqui fazê-lo. Tem um custo de apenas 2,50 €, importância irrisória, tal a qualidade daquilo que vão obter.

14 comentários:

  1. Hola André

    Como Siempre gracias por citar la fuente de la información, por desgracia algo lejos de ser lo habitual (como debería ser). Este juego es realmente inquietante... ya nos contarás tus impresiones. Como bien dices 2,50 euros por dos años de trabajo es un regalo y es un pequeño apoyo moral al autor. Aun así hay demo... no hay excusas para no probarl.o

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Thank you very much for those comments. As Javi Ortiz said, there's also a free demo to download ;-)

    ResponderEliminar
  4. Sempre apreciei aventuras com ilustrações monocromáticas. Fazem-me recordar (um pouco) das ilustrações de Gustave Doré. Este seria um jogo que adoraria produzir uma edição física...! Uma cassete terrorífica.. :)

    ResponderEliminar
  5. Jogar à noite, num quarto escuro e silencioso, com um monitor preto/verde deverá ser uma experiência interessante... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é o que vou fazer. Tenho aqui esse set montado :)

      Eliminar
  6. Olá André!
    O jogo parece muito interessante! Sendo um jogo para spectrum, haverá possibilidade de jogar num pc moderno? E quanto aos ficheiros dos outros jogos que tens vindo a disponibilizar no blog, qual a melhor forma de os jogar?
    Muito obrigado e continuação de um excelente trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas! Sim, há possibilidade de os jogar a todos nos emuladores modernos. Eu utilizo os gratuitos ZX Spin (muito funcional), Fuse (emula os Timex) e Eightyone (emula o ZX81). A pagar, há o Spectaculator, sem dúvida o melhor de todos. Estão todos disponíveis na net :)

      Eliminar
    2. Perfeito! Muito obrigado :-)

      Eliminar
  7. Alguém já testou se o jogo corre no spectrum +2 cinzento verdadeiro?
    Com a demo não estou a conseguir carregar.
    Depois da introdução o ecrân fica com umas colunas às riscas cintiliantes e acaba por apagar-se.
    Ou o meu +2 tem alguma memória estragada ou então passa-se ali qualquer coisa com o programa.

    ResponderEliminar