sábado, 5 de novembro de 2022

Weedy

O último dos jogos recuperados por Cosmium é Weedy. O tema é bem conhecido, existindo "n" variantes do género, uma delas até desenvolvida pelo Marco & Tito (Invasão). Normalmente tem que se evitar o assalto ao castelo, mas desta vez troca-se os soldados por ervas daninhas e outras bichezas, que tentam chegar ao cimo do ecrã.

No entanto, onde Weedy ganha aos pontos aos seus semelhantes, é na diversidade que introduz. Assim, além das ervas daninhas, sob a forma de uma trepadeira que vai escalando a parede, temos ainda uma serpente, que embora não faça perder uma vida, faz com que a parede fique obstruída, assim como uma aranha, que por vezes aparece e coloca mais alguns obstáculos no caminho.

Por outro lado, o insecticida que utilizamos para matar a bicharada tem carga limitada. Quando esta se esgota, temos que fazer a respectiva recarga, perdendo-se segundos preciosos e arriscamo-nos a que as trepadeiras atinjam a parte superior da parede.  Vá lá que temos a possibilidade (em número limitado) de activar uma bomba de insecticida que mata todas as bichezas que estejam no ecrã.

Tal como os restantes jogos, Weedy foi desenvolvido em BASIC (compilado) para os computadores com memória de 16K. Não se entende por que razão não teve lançamento comercial, pois o jogo era melhor do que muita coisa que existia na altura.

Também a Weedy foram feitas agora pequenas melhorias, nomeadamente a introdução do ecrã de carregamento, ao bom estilo dos início dos anos 80, entre outras pequenas coisas. 

Destaque ainda para a rapidez da acção. Se jogarmos no nível 9 (mais lento), ainda conseguimos ir bastante longe. Agora experimentem o nível 1, se não entrarem logo em pânico, damos-vos os nossos parabéns.

Mais um jogo altamente recomendável de Cosmium, que poderá aqui ser descarregado.

Sem comentários:

Enviar um comentário