terça-feira, 22 de novembro de 2022

Rescaldo do LGW 2022

 

Finalmente tive tempo de parar um pouco para escrever, pois desde a passada Quinta que os elementos do Planeta Sinclair têm estado no Lisboa Games Week em Lisboa. Fomos convidados pelo João Diogo Ramos e pelo Museu LOAD ZX e foi com enorme satisfação que fomos fazendo alguns eventos e ajudando naquilo que era necessário.

Atividades foram imensas, seria ingrato destacar alguma delas. Mas fica aqui uma pequena síntese daquilo que se passou ao longo destes quatro dias. Existem vídeos de tudo e seguramente que o Museu LOAD ZX os irá disponibilizar nos próximos temos. Afinal de contas, já temos saudades dos serões a ver e comentar os vídeos do Museu.

Sessões que apresentámos no LGW:

5ª Feira

  • “O ZX Spectrum em 2022”, com João Diogo Ramos, André Luna Leão, Filipe Veiga e Marco Fresco 
  • "Introdução à programação no Spectrum", com Filipe Veiga
  • "Introdução ao funcionamento (hardware) do ZX Spectrum, com Paula Silva

6ª Feira

  • "Sir Clive Sinclair e o ZX Spectrum", com João Diogo Ramos
  • "Introdução à programação no Spectrum", com Filipe Veiga
  • "Gráficos no ZX Spectrum", com Rui Martins 

Sábado

  • “O papel de Portugal no ZX Spectrum nos anos 80/90”, com João Diogo Ramos, André Luna Leão, Hugo Pinto, Rui Morgado / TIMEX
  • "A Viagem de Vasco da Gama (Projecto Minerva)", com João Diogo Ramos, André Luna Leão e Libânio Guerreiro
  • "Demoscene ZX Spectrum", com Filipe Cruz

Domingo

  • "Apresentação do livro Os Programadores Portugueses”, com João Diogo Ramos e André Luna Leão
  • "A importância do ZX Spectrum no gaming do séc XXI", com André Luna Leão e Marco Fresco
  • Entrevista de Cristiana Reis (Advance) a João Diogo Ramos 

Como se pode ver, foram dias sempre muito preenchidos de manhã à noite. A agitação foi imensa, com um corropio de pessoas a passarem pelo stand, algumas delas famosas, casos do Diogo Morgado ou do Jorge Gabriel, que até teve direito a dedicatória no livro "Os Programadores Portugueses".

Foi também interessante ver a resposta da comunidade. Assim, a Bitnamic e a Espectro, além do livro já referido, estavam na montra do stand. Mesmo quem não conhecia, interessava-se pelos conteúdos, e foram feitas algumas vendas, sempre importante para manter estes projectos vivos.

Outra coisa que gostaríamos de destacar: os mais novos ficaram cativados pelos jogos do ZX Spectrum. Estavam três computadores com jogos, e fosse o Ms Pacman, Bomb Jack, Jetpac ou Chuckie Egg, o joystick não teve descanso (sim, a garrotada privilegia esse suporte, o teclado fica para os velhadas como nós)...

Mas também há aspectos a melhorar. Assim, o primeiro deles, a ventilação (ou falta dela) e o espaço demasiado condensado. As pessoas amontoavam-se e o barulho era imenso, muitas vezes prejudicando as atividades que decorriam no museu.

Em segundo lugar, a zona de restauração. Demasiado caro, ainda mais tendo em conta o público-alvo a que se destina, falta de opções vegan (pelo menos sem ser fast food), e uma qualidade que deixa um pouco a desejar.

No entanto, no global o evento foi muito positivo e subscrevemos na totalidade as opiniões do João Mateus e a visão do Marco Fresco nos vídeos seguintes, que vos convidamos a ver, e a quem desde já agradecemos a gentileza das referências.


2 comentários:

  1. Que venham mais eventos como este.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. convém termos mais voluntários, também, para nos pouparmos um pouco :)

      Eliminar