segunda-feira, 28 de novembro de 2022

The Saboteur! Story (pré-venda)


Clive Townsend, o conhecido autor de Saboteur!, foi convidado pela Teknamic a escrever as suas memórias em livro. Desafio que foi aceite pelo galês, o qual apresenta um ponto de vista privilegiado de uma época muito especial.

O livro contém 368 páginas (couché mate), ricamente ilustradas, e encontra-se em fase final de produção. A paginação está a cargo de Leonardo Bussadori, um excelente profissional com 32 anos de experiência nesta área.

Nota importante: todos os que comprarem o livro pelo site da Teknamic, até ao dia 19 de dezembro, terão o seu nome impresso na lista de honra. Os envios estão previstos para a primeira metade de janeiro de 2023.

O livro é um testemunho único de Clive, que nos conta as suas origens familiares, passando pelo primeiro contacto com os microcomputadores, e a sua entrada na Durell Software. Como é óbvio, as curiosidades em torno do desenvolvimento do jogo Saboteur! têm especial destaque no livro.

Apesar de Saboteur! ser o jogo pelo qual Clive é mais conhecido, este também revela outros dos seus títulos para o ZX Spectrum, inclusive, vários que nunca foram terminados. O salto que fez para as plataformas de 16 bits também é recordado com menções a vários jogos, como Super James Pond, Mickey Mania, Waterworld, Rise of the Robots, etc.


Esta viagem no tempo atravessa também a fase dos smartphones, quando fundou a Incognito Games, e lançou para vários formatos móveis, jogos como: 3D Tank Zone, ChuChu Rocket, Sonic Jump, Pop Idol e The X Factor.

Os dias atuais não são esquecidos, pelo contrário, Clive abre tudo sobre o desenvolvimento das versões PC e consola da saga Saboteur!; e um dos seus maiores feitos técnicos: a EZcode, linguagem multiplataforma especialmente criada para facilitar a portabilidade dos jogos Saboteur!.

Os comics, os filmes de ninjas, e outras fontes de inspiração do Clive, dão um toque mais pessoal ao seu livro. As amizades e contatos feitos pelo galês, ao longo de tantos anos, inclusive, com portugueses, como o Museu LOAD ZX, mereceram vários capítulos e tributos!

Mais do que um livro sobre jogos antigos, é o legado de uma mente criativa e incansável, que proporcionou momentos e recordações muito especiais a toda uma geração.

2 comentários: