terça-feira, 21 de março de 2023

LOADZX MeetUp: Bastidores e Histórias da Micromania (JN) - João Cruz e Francisco Cruz


Amanhã partilhamos mais uma sessão do Load ZX MeetUp, uma conversa com o João Cruz e o seu irmão Francisco Cruz conduzida por André Luna Leão e Filipe Veiga.

Falámos sobre a Micromania, a secção dedicada aos videojogos do JN, que foi a marca da dedicação do João durante 4 anos, entre 1988 e 1992, uma jornada que o seu irmão Franciso acompanhou de muito perto.

Foi uma conversa incrível na qual ficámos a conhecer melhor os bastidores da Micromania.

Apareçam então amanhã no canal de Youtube do Museu LOAD ZX, às 21h de Portugal, para a estreia do vídeo. E atenção… esta é só a primeira parte da sessão, brevemente partilharemos a segunda, esta com uma enorme surpresa ("bomba", como por aqui dizemos)...

5 comentários:

  1. A forma como tudo se conjugou, sem um desenho do rol de acontecimentos, desde que o dia começou para mim, contribuiu para uma mística inesquecível repleta de conjugações verdadeiramente deliciosas. Este tipo de articulações no panorama binário, continuam a surpreender a minha alma em calafrios de entusiasmo. Ver o entusiasmo despoletado num decorrer de horas na entrevista, a ponto do João Diogo Ramos se juntar ao diálogo ( spoiler da segunda parte ), foi ler o quão apaixonante tudo isto ainda é para TODOS nós. Agora já sabem como isto flui em mim naturalmente ! Muito obrigado pela vossa amizade ! Bem hajam e força LOAD " ZX " !!!

    ResponderEliminar
  2. Filipe, tal como fiz com o André, quando vos peço alguma pesquisa, aí vem coisa ... :)
    ... Relativamente ao meu tema " original " de incluir as FOTOS dos miúdos no JN, a tua resposta após pesquisa foi :
    " Ou seja, as fotos dos miúdos é uma cena tua.
    Eu consultei vários números, e não encontrei um único exemplo disso. Perguntei também a malta de Lisboa/Setúbal
    que liam a Capital (eu não lia) e disseram-me que também não se lembram de nada.
    Aliás, as vezes que vi uma foto tipo passe, foi precisamente nos teus mapas do Druid e Aftershock. " ...
    Ora, pegando nisto como válido, juntem ao que foi dito na minha entrevista e imaginem o PESO que isso não tem,
    quando sabemos que naquela época o que representava para os miúdos convencerem os pais deles, a se disponibilizarem
    para tirarem fotos tipo passe e até mesmo o encargo financeiro que era naquela tempo esse gesto !!! Adicionem os mesmos
    " problemas " para colocar as cartas no correio ! E o facto de EU receber centenas de cartas nesses moldes é verdadeiramente
    DIGNO de se alertar/lembrar, para o que de realmente estamos a falar, ok ?? Sentiram a verdadeira noção disso ?? ...
    ah ?! ... fiquem bem. Grande abraço !

    ResponderEliminar
  3. Pior e ou melhor ?! ... dependente do ponto de vista, depois desse esforço dos miúdos e pais, eles não serem contemplados como Juízes Nacionais !!! ... Os psicólogos devem ter-se fartado de faturar naquela época.

    Nesse aspecto o JND comigo, foi bem superior a uma Capital, pela resposta e adesão que teve e nas condições super-limitadas que me deram no JN !!! E uma vez mais não é protagonismo exarcerbado, são os factos que vocês próprios pesquisaram e sabem que dão ênfase aquilo que foi essa realidade !

    Filipe, quando trocamos as primeiras impressões sobre tudo isto, eu LI as tuas emoções, tal como eu intencionalmente as publicava, ou seja, o modo como voltaste a repetir o entusiasmo sobre o encanto que tinhas das minhas tiras BD dos JN Troopers ( principalmente ), era o mesmo reflexo emotivo que eu aplicava nessa arte e mesmo sendo EU, muito crítico dos meus trabalhos, por saber e ter em minha casa arte bem melhor do que a minha, a conjugação da emoção com que eu desenhava, passou essa mensagem para na altura, miúdos como TU. E essa diferença era notória ! Tal como TU, eu também adorava ver a minha arte publicada, como se fosse um simples leitor, porque a empatia da ligação com a temática dos video-jogos encaixava perfeitamente !

    Isto escrito já pode dar uma ideia, mas quando é na pele, sentido profundo ... até arrepia !

    Com tanta emoção patente na entrevista, sinto que faltou dar uma resposta de como surgiu a principal personagem dos JN Troopers, o bola de queijo BIG FAT JOE . É simples, quase todos os grupos de " heróis " têm uma mascote. Essa é a resposta.

    então deixa-me dar-te mais detalhes ... Na resposta que vos dei para a nossa presença no passado GOTY, mais uma vez, subtilmente deixei no ar nesse desenho do BIG FAT JOE, qual era o tema em que me baseei para lhe dar forma. Ele era para ser um PAC-MAN, mas com forma humanóide e saiu daquele jeito. Se eu continuasse a BD , ele passaria a digerir oponentes sempre que estivesse zangado ! Topas ??

    ResponderEliminar
  4. da conversa com luciana lima, ficou em destaque mais um
    ponto de vista que joão cruz quis na época libertar, da opinião
    estigmatizada que existia sobre os adeptos dos video-jogos :

    o colocar as fotos dos miúdos no jornal de notícias, dava uma enorme e merecida importancia em mérito,
    pela escolha deste hobby . E isso passava a ser motivo de orgulho !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez, muito obrigado por tudo João :)

      Eliminar