Recentemente, concluímos uma longa série de publicações dedicadas à Micromania, a secção sobre videojogos que integrava o JNDomingo, suplemento dominical do Jornal de Notícias, que foi motivo de grande entusiasmo para muitos nortenhos. Entre junho de 2022 e novembro passado, disponibilizámos as 128 edições que foram publicadas na revista JND, digitalizadas por Miguel Brandão, um fã dedicado da Micromania. O primeiro post dessa série ainda está disponível neste link, que recomendo aos leitores explorarem.
Se leram esse primeiro post, muita coisa aconteceu desde então: encontramos João Cruz, o timoneiro da Micromania, cujo zelo arquivista nos permitiu preservar a versão completa de City Connection para o ZX Spectrum, um jogo produzido por um trio de portugueses! Graças a esta dinâmica de preservação da nossa comunidade, conseguimos resgatar mais uma peça essencial no puzzle da história dos videojogos portugueses - o vídeo desta recuperação histórica pode ser assistido abaixo - só por isto valeu todo o esforço!
Mas a história da Micromania não termina aqui. Pelo contrário, ainda falta explorar a fase inicial, antes de o JND transitar do formato de jornal (a preto e branco) para o de revista colorida. Essa foi a era de arranque da Micromania, no formato que primeiro conheci e que mais me cativou, principalmente pela aposta nos trabalhos e artes dos leitores e pelo gosto pela banda desenhada que o João tão bem transparecia nesse espaço. Aliás, logo nesta primeira edição, já encontramos um mapa de Platoon (desenhado pelo Francisco, irmão de João Cruz) e uma tirinha de banda desenhada criada por outro leitor.
Da minha parte, desejo que desfrutem desta nova viagem nostálgica ao passado! A digitalização feita por Miguel Brandão está disponível neste link.
Boas Entradas!
João Cruz
ResponderEliminaro COICE desta publicação é tão nostálgico, como um TUDO do que AINDA o sou, mesmo sendo isto TÃO natural na consciência do que isto está catalogado na minha vida, ao alcance de apenas EU sair do sofá.
João Cruz
ResponderEliminaro " JUÍZ NACIONAL " Carlos Nunes, desta primeira edição da minha MICROMANIA, faleceu este ano de 2024, aos 54 anos. Do meu leque de amizades, NUNCA tive alguém TÃO competitivo como ele no mundo dos video-jogos ! Esses momentos mágicos entre ambos, em noitadas LAN em minha casa, regados com MUITO puro whisky e emotivos HIGH-FIVE no fim das partidas, tenho tudo isso em saudosa memória e com TODO o prazer de o ser como se fosse HOJE ! Bem-Hajas KARLUXI por esses momentos em que foste TÃO ÚNICO na minha vida !
" ... e uma tirinha de banda desenhada criada por outro leitor. " ERRADO ! ... É mais um "preenchimento" de página pelo João Cruz que decidiu optar por um GARFIELD muito peculiar e um MOC do TRAP DOOR, que num início de como iria ser o conceito da JND : Micromania e do que ME deixariam publicar, como "arte" que cativasse a miudagem, para igualmente enviarem as suas tiras BD, dentro da temática dos personagens dos video-jogos. Tão absorto no MEU projeto, para esta oportunidade conquistada no maior Jornal de tiragem nacional, com o TUDO que os JUÍZES NACIONAIS despoletaram, da minha original visão para a rubrica/segmento dos leitores, estava iniciado uma espécie de FACEBOOK em modo jornal, muito antes da versão rede social digital e dos próprios telemóveis.
ResponderEliminar