segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Il Noma della Rosa - versão inglesa

Uma das características que tornam o ZX Spectrum especial é o fato de ter sido um computador que sobreviveu além do seu tempo de vida comercial nos países do antigo bloco soviético. Durante os anos 90, muitos jogos foram produzidos, explorando ao máximo as capacidades dos clones criados na Europa de Leste. Esses jogos já refletiam os géneros mais populares da época, como as aventuras point & click. Infelizmente, muitos acabaram (injustamente) esquecidos, em grande parte devido às barreiras linguísticas.

Foi o caso de "Il Noma della Rosa", uma bela aventura gráfica eslovaca de 1993, baseada no romance de Umberto Eco, e que permaneceu pouco conhecida fora de sua região de origem.


Felizmente, 32 anos depois, os autores decidiram traduzir o jogo para o inglês, permitindo que hoje seja possível desfrutar da experiência completa. A aventura gráfica está disponível para download neste link. Ainda não tivemos tempo de a experimentar, especialmente com a data do GOTY a aproximar-se, mas ela certamente estará na nossa lista de pendências - a intro com a figura de Sean Connery está fantástica!

2 comentários:

  1. Os gráficos e a subtileza dos pequenos detalhes nas animações são de deixar qualquer um de queixo caído.
    E ainda por cima é para o 48K!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está na minha lista para experimentar. Não o conhecia, sequer

      Eliminar