sábado, 18 de janeiro de 2025

Salários (ZX81 MIA)


Salários foi o primeiro programa em BASIC desenvolvido pelo Professor Noémio Ramos em 1982. Mais uma vez criado para o ZX-81, com extensão de 48K para 64K.

O programa regista os vencimentos do pessoal, com todos os descontos discriminados, e folheto (1/3 de A4) impresso (numa Epson MX-80), entregue a cada professor ou funcionário. O programa era utilizado pelos Serviços Administrativos, fazendo os totais, incluindo horas extraordinárias, Imposto de Selo, CGA, Sindicatos, etc.. Além disso ainda fazia o orçamento das despesas com o pessoal. Esteve sempre a funcionar na escola, gravando-se o programa e os dados em cassete (estes últimos, por razões óbvias, não partilhámos).  O professor chegou a reescrever o programa para o ZX Spectrum, não tendo nunca sido utilizado.

Poderão aqui descarregar a versão original do programa (apenas lido num ZX81 com 64K de memória (o ZX-Alfa), assim como uma versão funcional num ZX81 com 48K de memória (ou no respectivo emulador), criada pelo Zé Oliveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário