sábado, 28 de junho de 2025

Samantha Fox Pin-Up Poker

Nome: Samantha Fox Pin-Up Poker
Editora: Northern Games
Autor: DF Design
Ano de lançamento: 2025
Género: Jogo de tabuleiro
Teclas: NA
Joystick: Não
Memória: 48 /128 K
Número de jogadores: 1
Link para descarga: Aqui

Há muito, muito tempo, mais precisamente em 1987, quando Sammy Fox ainda fazia as delicias dos leitores da página 3 do Sun, ou excitava a imaginação dos adolescentes que viam o vídeo de Touch Me na MTV (certamente intercalado com Boys), um outro adolescente de 16 anos, e fã de um jogo de poker que tinha sido lançado um ano antes pela Martech e que tinha precisamente a diva da pop a dar a cara (e mais qualquer coisa), começou a desenvolver um novo jogo. Nunca o terminou, mas felizmente a história não acaba ai...

Muito mais tarde, em 2012, o referido programador encontrou uma antiga cassete datada de Outubro de 1987 com o código do jogo que tinha sido desenvolvido enquanto adolescente. Recuperou o material, mas o projecto ficou parado até Dezembro passado, altura em que decidiu finalmente acabá-lo. 

Para a nova versão do seu jogo, actualizou o código, inclusive tendo usado rotinas anti-pirataria de um outro seu jogo de 1985 (Trevor Gets the Trots), digitalizou as célebres fotografias de Sammy do The Sun, e ainda teve o apoio de Pedro Pimenta no som e música e de Lee 'Chops' Stevenson no ecrã de carregamento e na animação dos lábios, finalmente lançando a sua homenagem a Samantha Fox e ao jogo da Martech: Samantha Fox Pin-Up Poker.

O jogo apresenta ume versão simplificada de Poker, apenas com três cartas. Mas tal como no Poker original, o objectivo é fazer combinações e sequências. Claro que tendo menos cartas, as combinações também são em menor número. Assim, as possíveis são, por ordem crescente de importância:

  • High card - carta mais alta
  • Pair - duas cartas do mesmo valor
  • Flush - três cartas do mesmo naipe
  • Straight - três cartas consecutivas de qualquer naipe
  • Three of a kind - três cartas do mesmo valor
  • Straight flush - três cartas consecutivas do mesmo naipe

As opções também não são muitas. Podemos assim apostar ("bet"), aumentar o valor da aposta ("raise"), pagar / fazer a chamada ("call") ou desistir ("fold"). As regras impõem ainda que se os jogadores tiverem jogo do mesmo valor, quem faz a "call", perde.

Mas agora vem a parte mais interessante. Começamos com 100 unidades de dinheiro e se conseguirmos levar Sammy à bancarrota, surge uma nova foto dela, normalmente mais sugestiva (carregando na tecla "P", é possível em qualquer momento ver a fotografia completa, sem que as cartas tapem as boas vistas). Eventualmente, Sammy acaba em topless, mostrando o seu bonito par... de olhos... No entanto, se acontecer o contrário, calha a nós despirmos uma peça de roupa. 

Existem também quatro jogos diferentes, seleccionados através de um menu inicial. Cada jogo tem um conjunto de cinco fotografias diferentes de Sammy, e tem também IA diferentes, pelo que existem quatro diferentes níveis de dificuldade, sendo o jogo número 4, na nossa opinião, o mais difícil. isso acontece porque o nível de bluff  da nossa companheira vai variando, conforme o jogo escolhido, assim como a frequência com que desiste das jogadas. Pessoalmente achamos que os jogos onde Sammy utiliza menos o bluff, têm um nível de dificuldade maior, mas isso fica ao gosto de cada um.

Uma vantagem de Samantha Fox Pin-Up Poker relativamente ao jogo da Martech, é que as partidas são muito mais rápidas. Por um lado, com três cartas rapidamente chegamos ao ponto de fazer a chamada. Por outro lado, começando com 100 créditos, e podendo apostar-se quantias elevadas, por vezes, nos níveis mais fáceis, em apenas duas partidas conseguimos despir Sammy. Ou acabar depenados, depende da sorte e da motivação para se despir a menina.

Não deixa de ser surpreendente a rapidez, uma vez que o jogo encontra-se escrito em BASIC. No entanto, e ao contrário do que o autor modestamente apregoa, o código encontra-se bastante optimizado, permitindo grande velocidade na distribuição das cartas e na revelação das fotografias. Inicialmente até pensámos que estávamos perante BASIC compilado, o que não é o caso.

Como acontece com os jogos nos quais de alguma forma intervimos (fomos beta tester deste jogo), não vamos dar uma nota formal. No entanto, o que podemos dizer é que gostámos bastante de Samantha Fox Pin-Up Poker e foi um prazer irmos despindo... hum... testando todas as variáveis do jogo... É refrescante e é um tipo de jogo que não vemos todos os dias. Aliás, já nem nos recordamos de quando apareceu o último strip poker.

Como obter o jogo? Fácil, basta aqui virem descarregá-lo. O jogo é gratuito, mas uma pequena doação irá servir para fins caritativos e aconselhamos fortemente a fazê-lo. Além da causa, irão ter acesso a não apenas um, mas a quatro diferentes jogos de poker, profusamente ilustrados. A moça abaixo dá a sua aprovação. Além disso, vai existir uma edição física muito limitada, lançada pela Northern Games. Podem acompanhar o lançamento aqui.

2 comentários:

  1. O videoclip do "touch me" com ela pendurada na corda de um lado para o outro... enfim, outros tempos!
    Estas míudas que andam para aí todas rasgadas ou despidas não conseguem sequer chegar perto. Como dizia a outra: as modas passam, o estilo fica.

    ResponderEliminar