Em 1985, era Rich Hollins um adolescente de 14 anos, e muito tempo antes de se tornar famoso nesta nova época dourada do ZX Spectrum com os seus jogos impecavelmente desenhados, já fazia as suas experiências em BASIC. Uma delas foi Trevor Gets the Trots, um jogo que se encontrava há muito recuperado, mas apenas no formato .z80 e sem o ecrã de carregamento que o acompanhava.
Estávamos agora nós à conversa com o Rich acerca de uma enorme surpresa que irá surgir daqui a umas semanas (aguardem ansiosamente, vai valer a pena), e percebemos que Rich tinha uma versão deste seu jogo de 1985, em formato .z80, mas com o ecrã de carregamento, versão essa que ainda não estava preservada.
Conversa aqui, conversa ali, e vimos que havia todo o interesse em ter, não só essa versão preservada, mesmo que no formato .z80, mas também uma versão .tap. E metemos então mãos à obra.
Falámos com o Rui Ribeiro, que imediatamente se prontificou a ajudar, conseguindo rapidamente recuperar o código, que permitiu a Rich juntar-lhe o ecrã de carregamento e corrigir um ou dois bugs mais críticos. Claro que ainda haverá muita coisa para melhorar, mas isso ficará para outras núpcias, até porque o que interessava era ter o jogo o mais fiel possível à versão de 1985.
O jogo inspira-se em Atic Atac e em Skool Daze. Não é para admirar, qualquer adolescente da altura idolatrava esses dois jogos, em especial o segundo, que nos permitia deixar palavrões nos quadros das salas de aula e dar nomes aos diversos personagens, normalmente usando os colegas que gostávamos mais, mas também dos que não gostávamos. Aliás, essa brincadeira dos quadros foi aproveitada neste jogo.
O objectivo é ir correndo as diversas salas, recolher uma série de objectos que nos permitem entrar nas salas que se encontram fechadas e perguntar aos professores pelo WC. Mas a vida de estudante nunca foi fácil, e temos um bully constantemente atrás de nós. Se nos apanha três vezes, acaba-se a nossa vida de estudante.
O jogo tem também alguns easter eggs pelo meio. Existe inclusive um jogo de bónus escondido algures. Será que conseguem encontrá-lo?
Assim, partilhamos agora a versão .z80 de 1985 com o ecrã de carregamento, para efeitos de preservação histórica, e a versão com alguns bugs corrigidos em formato .tap e .tzx. Poderão vir aqui descarregar o jogo. Desde já o nosso enorme agradecimento a Rich por ter confiado em nós e ao Rui Ribeiro pela prontidão e pela enorme ajuda que prestou.
Sem comentários:
Enviar um comentário