domingo, 5 de fevereiro de 2017

BeTiled!


Nome: BeTiled!
Editora: Computer Emuzone
Autor: The Mojon Twins, Kendroock, AugustoRuiz, Metalbrain, Tony Brazil
Ano de lançamento: 2007
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

Quando pensávamos que os puzzles tipo Tetris já tinham dado tudo o que tinham para dar, aparece um jogo que baralha as peças e apresenta um novo produto. E é literalmente o que se passa com BeTiled!, que surge num período em que os jogos para o Spectrum estavam a ter novo impulso, com a febre do revivalismo a regressar em força.

A história pouco interessa para o caso, embora até tenham arranjado um argumento original: assumimos a pele de um cientista que descobriu a forma de extrair energia dos cristais, e agora temos que os estabilizar. Basicamente, o que temos que fazer é emparelhar as peças por forma a obtermos filas de 3 ou mais peças da mesma cor. Quando isso acontece, as peças desaparecem, obtendo-se mais peças no tabuleiro e permitindo fazer mais combinações.

O jogo tem 24 níveis, e a sua dificuldade vai aumentando, uma vez que para passar de nível temos que libertar um número mínimo de peças de cada cor, e, naturalmente que para os níveis mais elevados, esse número aumenta substancialmente (convém tomar atenção ao número de peças que já fizemos desaparecer que se encontra por baixo do tabuleiro). E para cumprirmos com a nossa tarefa temos um tempo limite, sempre demasiado curto.


Por vezes aparecem peças especiais que ora nos ajudam (caso do relógio, por exemplo), outras vezes prejudicam-nos (cuidado com a peça que inverte os comandos), e outras vezes tem um comportamento imprevisível (peças que baralham todas o tabuleiro, por exemplo).

A par disso tudo, o jogo é frenético, a exigir reflexos e pensamento ultra rápido, única forma de irmos conseguindo passar de nível. Os gráficos e o som são muito agradáveis, contribuindo para um jogo que nos vai deixar agarrado ao ecrã durante muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário