quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Invasores Aquáticos 2.0

A ESPECTROTEAM voltou a homenagear a criatividade de Marco Carrasco e Rui Tito, dois prolíficos criadores de jogos nos anos 80, e fez um remake do Invasores Aquáticos, recuperado pelo Planeta Sinclair no ano passado. Desta vez o código original em Sinclair BASIC foi re-escrito para o compilador Boriel's ZX Basic, no que resultou num jogo muito mais rápido. 


Também foram feitos alguns ajustes à jogabilidade, tais como a possibilidade de destruirmos a nave-mãe (o que não acontecia no jogo original), ou de ganhar torpedos por cada submarino destruído. No fundo do ecrã é exibida uma contagem de submarinos, que aumenta por cada submarino que deixarmos escapar, e diminui por cada um deles destruído. Se essa contagem perfazer 16 submarinos, então a nave-mãe aparecerá para destruir o planeta, tendo nós uma breve chance para evitar tal destino.

O jogo e respectivo código-fonte está disponível aqui e também no itch.io.

3 comentários:

  1. Onde podemos encontrar o jogo original? Gostava muito de saber se existe um projecto de preservação de software Português para o Spectrum. Os Espanhóis, por exemplo, têm o projecto SPA.

    Até hoje ando à procura de programas, ou cópias dos discos de 3" do Projecto Minerva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que eu saiba, não existe nada semelhante em tamanho e experiência como é o caso do SPA. Mas o Planeta Sinclair, dentro dos seus limites, começou há algum tempo a procurar activamente por títulos considerados desaparecidos. Em breve teremos uma novidade :) Entretanto temos estado activos aqui neste grupo: https://www.facebook.com/groups/ZXSpectrumArrecada/

      Eliminar
  2. Bruno, podes encontrar neste post:

    https://planetasinclair.blogspot.pt/2017/10/invasores-aquaticos-mia.html

    ResponderEliminar