segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Vlas P. T. vs. The Spiders


Nome: Vlas P. T. vs. The Spiders
Editora: NA
Autor: D'Antón
Ano de lançamento: 2021
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 128 K
Número de jogadores: 1

A comunidade questionava-se sobre quem seria D'Antón, o criador de Mr. Palo T., ou Monsieur Le-Pâlotte, se preferirem, e que permanecia na obscuridade? Sabemos que nos canais espanhóis existia alguma curiosidade em conhecer-se a sua identidade, dizendo-se que seria alguém bem conhecido da cena do Spectrum (um pouco como o Damatta). Pois D'Antón é o utilizador "graelx" do fórum ZX-DEV Media & Demakes. Nem por isso ficámos muito mais esclarecidos, mas pelo menos já conhecemos outro jogo por si criado (Vlas P. T. vs. The Spiders), tendo o mesmo personagem como figura central.

Vlas P. T. vs. The Spiders, embora mantenha uma estrutura semelhante aos seus jogos anteriores, conseguiu melhorar bastante em termos de qualidade. Se bem se recordam, não fomos muito simpáticos na análise aos jogos que tínhamos experimentado de D'Antón. Por não terem cor, os gráficos serem desinteressantes, o sistema de colisão aterrador, muito curtos, e ainda por cima um deles incluir bugs, levou-nos a arrasar na crítica que fizemos. Mais pareciam pequenos trabalhos experimentais, do que jogos completos, na verdadeira acepção da palavra. Mas esta nova aventura parece-se muito mais com um jogo com cabeça, tronco e membros, embora olhando para o nosso personagem isso não pareça (bem, pelo menos cabeça tem).


D'Antón também criou uma nova história a condizer com este estranho personagem. Assim, as aranhas invadiram o edifício e os subterrâneos, e as estradas foram encerradas para que essas não se espalhassem pela cidade. Para as destruir é necessário encontrar dez cargas explosivas, levá-las até à sala da rainha mãe (ver ecrã acima), e colocá-las nos barris que se encontra no meio da sala. Só assim a ameaça será anulada.

Está então dado o mote para um vulgar jogo de plataformas criado com o MK1. Os cenários e gráficos são bastante mais interessantes do que os anteriores trabalhos deste programador, e não é só pelo uso da cor. Existe uma maior variedade a nível dos inimigos e dos obstáculos que vamos encontrar, e é até possível mover alguns elementos do cenário, embora não seja fundamental para se conseguir ser bem sucedido na missão. Embora tudo isto já tenha sido visto antes noutros jogos criados com o MK1 ou AGD, a progressão do programador é boa, abrindo boas perspectivas para que em trabalhos futuros se consiga superar.

Assim, Vlas P. T. vs. The Spiders é entretenimento garantido para uma boa vintena de minutos, pelo menos até se chegar ao fim (o que também não é difícil). É muito pouco provável que seja o vencedor da competição, dado a qualidade que já vimos de alguns dos concorrentes, no entanto também já vimos muita coisa bem pior. Vale a pena dar uma espreitadela...

Sem comentários:

Enviar um comentário