terça-feira, 24 de julho de 2018

O Feiticeiro da Montanha de Fogo - Edição Verbo

Extremamente populares nos anos 80 e 90, os livros das Aventuras Fantásticas fizeram as delícias de todos os jovens, amantes do género de role playing, onde tiveram a oportunidade de embrenhar em intrépidas aventuras literárias, através de uma leitura que se fundia com um mecânica ação inédita, até então, em que bastava um lápis, papel, um conjunto de dados e o livro para se aventurarem numa experiência repleta de caminhos alternativos, lutas com monstros inimagináveis ou ações heróicas dignas de um Indiana Jones. Isto tudo sem necessitarmos de um parceiro, como era apanágio de qualquer jogo convencional de tabuleiro na época.

Devido ao imenso sucesso dos primeiros livros, algumas das suas histórias foram inspiradas, mas não recriadas, para jogos no ZX Spectrum. Este facto ainda hoje é desconhecido por muitos fãs portugueses, e ainda mais rebuscado é saberem que o jogo do primeiro livro (O Feiticeiro da Montanha de Fogo), foi adaptado e traduzido para português de Portugal, através da editora Verbo, tornando-se assim numa das primeiras adaptações originais e licenciadas de um jogo de computador para Portugal, tendo sido lançado numa edição limitada através de um pacote duplo: livro e jogo de computador.

Um dos membros da nossa equipa tinha conhecimento desta edição, desde a época do lançamento, e mesmo sabendo da raridade deste conjunto partiu na demanda para recuperá-lo e dá-lo a conhecer à comunidade portuguesa, um dos poucos jogos portugueses MIA oficiais da época. Após uma busca que demorou mais de um ano finalmente podemos revelar, aos portugueses, as primeiras imagens do conjunto original, lançado pela editora Verbo, em 1985. Prometendo, casos os direitos autorais o permitam, recuperar o jogo e colocá-lo disponível no Planeta Sinclair.



Aguardem nos próximos tempos por mais novidades.

3 comentários:

  1. Que interessante, eu adorava os livros na época mas não sabia que existia uma versão eletrônica deles. Desse exato livro (O Feiticeiro da Montanha de Fogo) há uma versão moderna, para PCs:

    https://store.steampowered.com/app/324740/The_Warlock_of_Firetop_Mountain/

    ResponderEliminar
  2. Hummm... Onde será que consigo comprar uma versão dessas, para completar a minha agora "incompleta" coleção? :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro ou a cassete? A casset foi um acaso, encontrei-a numa feira em estado mint. O livro + cassete foi vendido um recentemente de um coleccionador português por valores muito altos. Não vai ser fácil encontrar.

      Eliminar