quinta-feira, 24 de junho de 2021

Ninja Carnage


Nome: Ninja Carnage
Editora: Cronosoft
Autor: Clive Townsend, Christophe Kohler
Ano de lançamento: 2021
Género: Aventura Gráfica
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 128 K
Número de jogadores: 1

Não é todos os dias que temos um lançamento do mítico Clive Townsend, o famoso autor da saga Saboteur (entre outros jogos), confesso apaixonado pela figura dos ninjas. Nem que fosse apenas por isso, este lançamento já mereceria amplo destaque em Planeta Sinclair. No entanto, o jogo, que para já apenas se encontra em formato físico via Cronosoft, está gravado nos dois lados de uma cassete, ocupando cada uma das partes a quase totalidade dos 128 K de memória do computador. Muito por força das muitas imagens incluídas nesta aventura gráfica do género "point & click". Ainda em tempos não muito distantes tinha sido desenvolvida uma, ZX Larry, não inteiramente bem-sucedida, muito por força de um controlo ineficaz, coisa que não acontece com Ninja Carnage, que aprimorou este sistema, funcionando agora quase na perfeição.

Deixamos também um aviso: o jogo é destinado apenas aos maiores de 18, como aliás vem explícito na capa. Utiliza linguagem que pode ser considerada como ofensiva por muitos. Assim, puritanos metam-se ao largo, este jogo não é para vocês...

Mas comecemos por falar nos antecedentes. Na realidade, Clive Townsend "apenas" tratou da conversão para o ZX Spectrum, pois o jogo foi originalmente lançado para o Amstrad CPC, sendo baseado numa história imaginada por Christophe Kohler. E é incrível como Clive conseguiu fazer um trabalho a roçar a perfeição, conseguindo introduzir na parca memória do Spectrum, dois belíssimos ecrãs de carregamento (um para cada parte), efeitos FX e voz sintetizada, a música de Tom & Jerry, 29 missões com mais de 10.000 palavras e, nada menos, nada mais, que 128 mortes trágicas para o ninja.


O objectivo do ninja é matar o chefe Yakuza, e para isso temos que o ajudar a cumprir com a missão. No entanto, o ninja é muito "bad ass" (palavras do autor da história) e tem um sentido de humor cáustico e corrosivo, além de achar que não merecemos o ar que respiramos. Ou seja, deposita muito pouca fé nas nossas capacidades e não tem qualquer pejo em o dizer. Constantemente, diga-se, fazendo-nos baixar a moral continuamente. Por outro lado, o chefe Yazuka está bem escondido nas profundezas de um templo, e para o alcançarmos teremos que resolver inúmeras situações sobrenaturais, daquelas capazes de provocar um arrepio na espinha.

Mau grado o sentido de humor do ninja, ele até começa por nos dar umas dicas. Assim, o primeiro nível serve para nos ambientarmos ao sistema de controlo, bem como a alguns dos desafios que vamos encontrar a toda a hora durante o jogo. No fundo é apenas um pequeno aquecimento, mas temos logo uma demonstração daquilo que vamos encontrar, incluindo os abusos verbais e bullying que vamos sofrer ao longo da missão. Se não conseguirmos passar esta primeira parte, nem vale a pena continuar.


Depois de nos adaptarmos a este sistema, iniciamos então a aventura, propriamente dita. Cada nível é composto por três missões, as quais acedemos depois de completada a anterior. Uma coisa boa é que podemos tentar as vezes que quisermos, se por acaso perdermos, recomeçamos no nível em que estamos, sem necessidade de voltar ao início. Por outro lado, é possível começar a jogar logo a parte dois da cassete, embora se percam as estatísticas. No entanto, a segunda parte reserva desafios mais complexos, pelo que aconselhamos a começar-se do início.

Os desafios que são apresentados em cada missão vão variando (embora não muito). Em todos temos que executar determinadas tarefas numa certa ordem, carregando com o cursor no local que achamos ser o mais indicado (algumas a fazerem lembrar Enigmatik). Pelo meio, em alguns dos níveis, teremos que mostrar que temos reflexos rápidos, para isso carregando rapidamente na tecla de direcção que é indicada no ecrã. E se no início tudo parece muito fácil, pois basta alguma capacidade de memorização e também de interpretação dos diálogos que vão sendo apresentados, que vão dando as pistas para o cumprimento da missão, em níveis mais avançados a tarefa complica-se, pois introduz factores como o tempo muito limitado para executar as tarefas, imagens que se movem, o cursor também a mover-se (simulando uma situação em que temos a vista turva ou na qual o vento o desloca, etc.). Existe alguma variedade, embora a base seja a mesma em todo o jogo, sendo esta a sua principal lacuna. 


De facto, tecnicamente o jogo é perfeito a todos os níveis. As imagens são de qualidade excepcional, a apresentação, no seu todo, é magnífica, os textos, para quem aceita este tipo de humor, absorventes. Atrevemo-nos a dizer que Clive Townsend conseguiu tirar o melhor do jogo original. Se Ninja Carnage fosse uma demo, teria nota máxima. No entanto, como não o é, apresenta alguma limitações. Em primeiro lugar a tal falta de diversidade, inerente ao próprio conceito do jogo. Clive replicou-o tal e qual como foi desenvolvido originalmente, pelo que pouco conseguiria melhorar. 

Depois, e como consequência do próprio conceito desta aventura, após a terminarmos a primeira vez, passará bastante tempo até se voltar a repetir a experiência, a não ser que queiramos mostrar aos nossos amigos aquilo que se consegue fazer num computador com tão parca memória. Infelizmente a longevidade é um pouco limitada, sendo esta a única razão pela qual não damos o estatuto de Mega Jogo a Ninja Carnage. Quanto a Clive Townsend, mostrou que continua com todas as suas capacidades intactas e esperamos que nos posso agraciar com novo jogo em breve para o Spectrum. Quem sabe, Saboteur 3... 

12 comentários:

  1. Não entendo muito bem porque motivo não disponibilizaram também um download digital do ficheiro do jogo. Seria uma maneira de atrair mais interessados a tornarem-se compradores, sobretudo agora que vai terminar a isenção do IVA nas compras inferiores a 22€.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Cronosoft tem por hábito fazer isso. Talvez por ser aquela que tem os preços das cassetes mais baratos.

      Eliminar
  2. Bem, o jogo voltou a estar disponível.
    Mas segundo a Cronosoft - comprado através do site deles - com os impostos e outras "alcavalas" pode chegar às 20 libras de custo total!
    Eles parecem ter descoberto uma maneira de conseguir vender através do Ebay com um preço mais reduzido e já pagando o imposto obrigatório.
    No entanto, o Ninja Carnage ainda não está disponível mas o Iron Wolves sim:

    https://www.ebay.co.uk/itm/284383801028?hash=item4236986ec4:g:zu0AAOSwZwNg8cG6

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha reparado. Foi por isso que me apressei logo a comprar, antes de entrar nestes esquemas de IVA's, etc

      Eliminar
  3. Um pequeno follow-up, e também um aviso de como as coisas estão a funcionar muito mal em Portugal, a nível de CTT...

    Adquiri o Ninja Carnage em conjunto com o Iron Wolves, uma vez que ficava mais em conta pelo ebay, e o vendedor até fez o envio combinado, portanto pareceu-me uma boa oportunidade. Já sabia da questão do IVA mas aceitei porque afinal eram as regras.

    A encomenda chegou a Portugal sim, só que está "presa" na alfândega, fez agora um mês! Mesmo depois de ter entregue on-line toda a documentação exigida e já ter contactado a linha de apoio ao cliente 3 vezes continuam a dizer que está tudo muito atrasado.
    Mas o pior de tudo mesmo é que tive que pagar o IVA uma 2ª vez + taxas CTT (dizem que há um problema informático que não reconhece os nº IOSS) senão a encomenda voltava para trás, uma vez que não há resposta em tempo útil por parte dos serviços às queixas que deviam ser processadas logo no processo de desalfandegamento on-line quando se detectam esses erros!

    Resumindo: sou o legítimo comprador de um produto oriundo do Reino Unido, paguei os impostos 2 vezes sem ter que o fazer, já apresentei reclamações por diversas vezes que não
    tem resposta satisfatória e estou à espera da entrega há 1 mês. Não me devolvem o dinheiro, nem me entregam a encomenda. Acho que era melhor arranjarmos outros CTT.

    Desculpem o desabafo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é uma vergonha... :(

      Só uma questão: compraste através do ebay ou do site deles? Se comprares através do ebay, parece-me que evitas estes problemas.

      Comprei o jogo assim que saiu exactamente para evitar estes problemas. Felizmente chegou antes disto ter tudo virado...

      Eliminar
    2. A compra foi realizada através do ebay, que supostamente evita uma série de problemas porque já se paga o IVA no momento da compra.
      Como até ao final do ano não se pagam as taxas CTT (uma "borla" que eles dão para que toda a gente aproveite agora e se possa ir habituando) isso significa que não haverá lugar a mais nenhum pagamento e o processo de desalfandegamento ao passar a ser todo on-line tornaria tudo mais fácil e rápido, como está no folhetozinho que andaram a distribuir.
      Só que... a quantidade de documentos que são exigidos é uma dor de cabeça (identificação do comprador, classificação da mercadoria, factura da compra, provas de pagamento, invoice de pré-pagamento do VAT, etc) mas com calma ainda se consegue decifrar o que eles querem e vai-se lá.
      O pior é que no fim dá tudo OK, mas pedem-nos para pagar o IVA outra vez mais as tais taxas CTT que não deviam ser cobradas, segundo as próprias regras deles!?
      Depois, ainda dizem que nesses casos devemos contacta-los antes de pagar para que a situação possa ser corrigida, mas pelos vistos estão com o tal "problema" informático que não reconhece alguns números IOSS, pelo que não aceitam a factura de pré-pagamento do VAT emitida pelo ebay!!
      Conclusão, temos que pagar novamente se não queremos que a encomenda seja devolvida, e só depois apresentar a reclamação para que a situação possa ser analisada.
      Sim senhor, foi tudo pago e a reclamação feita.
      E agora, ao fim de 1 mês, 3 contactos e 3 colaboradores diferentes da linha de apoio todos dizem que está tudo muito atrasado (quando no portal deles diz que está tudo OK e que a encomenda até já saiu da alfândega, o que é mentira pois da última vez que falei ainda nem sequer tinha ido para expedição), o reembolso não é feito, e a encomenda nem sequer é entregue...
      Sinceramente não sei o que dizer, eu até já desistia do reembolso, so queria era que me entregassem a encomenda, mas já começo a pensar que a perderam ou danificaram.
      Do Reino Unido para Portugal, com este tipo de CTT, nunca mais compro nada!

      Eliminar
    3. Isto é atroz... Tenho estado a evitar ao máximo a compra ao UK. Comprei agora a Crash anual. Vamos lá ver o que isso dá... :(

      Eliminar
    4. André, se possível manda vir com registo internacional porque qualquer outra forma de envio recebe um nº de registo cá em Portugal (para efeitos de processo de alfândega e que nos comunicam como sendo rastreável) mas que afinal não serve para encontrar ou seguir a encomenda em lado nenhum! Portanto, as encomendas podem chegar a Portugal, que depois de saírem da alfândega podem ser roubadas/perdidas/extraviadas/mal encaminhadas e nada nem ninguém nos CTT se vai responsabilizar porque esse dito número nunca chega a ser usado no sistema de seguimento dos próprios CTT para efeitos de expedição. Só serve para enviarem a cartinha para casa a avisar que há coisas para pagar. Já isso funciona bem!!
      Boa sorte com a tua compra.
      Qualquer update à minha situação dou conta.

      Eliminar
    5. Bem, lá chegou hoje. Milagre!
      Se calhar a "queixa" que fiz aqui no planeta foi lida por alguém e surtiu algum efeito.
      Em relação à devolução do iva+taxas ctt continuo à espera de uma resposta... A última vez que fui contactado foi no passado dia 8/9 a pedirem a documentção (que já tinha submetido anteriormente) e até hoje mais nada. I-N-C-R-Í-V-E-L!
      Realmente confirmei o que me haviam dito, o problema deve ser informático e é cá em PT porque a encomenda vem com um autocolante com a referência IOSS na frente a dizer que o IVA foi pago na origem, portanto, se aquilo estivesse a funcionar bem nem precisavam de nos contactar nem pedir documentação alguma.
      Portanto, a menos que estes problemas sejam todos solucionados não me apetece nada voltar a comprar coisas vindas do UK.
      Enquanto isto estiver assim, e se não houver alternativa a minha sugestão é que não se pague o IVA na origem. Mal por mal, quando cá chegar vai esperar 1 mês na mesma, assim pelo menos não se paga duas vezes!
      Preparem é primeiro a documentação toda que é pedida, de maneira a que não deixem dúvidas quanto à mercadoria, facturas, pagamentos, etc e entreguem on-line assim que forem contactados. Ufa, que calvário.
      Em contrapartida, as coisas do Aliexpress são entregues em 1,5 ~ 2 semanas, não há problema nenhum, não nos pedem nada. Depois admiram-se do sucesso dos chineses!

      Eliminar
    6. Neste momento ainda aguardo que chegue a Crash bimensal. Vamos lá ver se não vou ter problemas...

      Eliminar