domingo, 10 de julho de 2022

JND: Micromania - 003

Antes de iniciarmos o comentário à edição de 31 de Dezembro de 1989 da Micromania, temos uma notícia bombástica: encontramos o João Cruz, o autor desta secção! Ou melhor, foi ele quem nos encontrou, através do seu irmão Francisco, fã destas coisas do retro e que lê o nosso blogue!

Foi o próprio João a fornecer o seu contacto, o que proporcionou uma excelente conversa, com o esclarecimento de alguns factos que desconhecíamos. Por exemplo, a Micromania partiu da iniciativa exclusiva do João, que apresentou o projecto ao JN com a ajuda do seu pai. O objectivo foi o de preencher uma lacuna nas publicações cá do norte, que não abordavam os videojogos, ao contrário das do centro e sul de Portugal.

De referir, com um sorriso, a ironia de termos um endereço muito antigo, no qual assumimos, erradamente, que o João já não viveria por lá. Lição aprendida, agora passaremos a enviar cartas, mesmo na dúvida... 

Descobrimos que nunca abandonou a sua paixão pelos videojogos. Como o próprio disse, até hoje continua a joga-los! Seguiu a evolução da indústria, sendo um grande fã de "crafting games" (Minecraft, p.ex.). Diria eu que estamos perante um especialista no género! E se ele voltasse a escrever, de certo que lhe reconheceríamos o mesmo talento que vimos na Micromania.

Enfim, estamos felizes por conseguirmos encaixar mais uma peça no puzzle que representa uma época muito especial. Como sempre, só possível pelo esforço da comunidade: do Miguel Brandão (grande fã da Micromania) que nos trouxe os 128 números, devidamente datados, ordenados e digitalizados; do Francisco Cruz que viu os nossos posts e chamou o seu irmão!

Bom... E sobre esta edição da Micromania? Trata-se da última do ano de 1989, com as expectativas do mercado para o ano de 1990. Afirma o João, com razão, que as máquinas de jogos e filmes ditariam as tendências, visto serem fontes de inúmeras conversões bem sucedidas para os microcomputadores.

Temos também as avaliações dos juízes nacionais (contribuições dos leitores) a um jogo de ZX Spectrum, e a outro do MSX. O João também analisa o que já se joga(va), focando em 3 títulos para o Atari ST - a sua máquina favorita nos 16 bits da época. Talvez aqui se explique a frequência com que esta plataforma foi abordada na Micromania!

Esta edição pode ser descarregada neste link!

7 comentários:

  1. Quanto ao "aparecimento" do João já me pronunciei anteriormente e tomei a liberdade de lhe enviar um email dizendo muito do que penso sobre esses tempos áureos da MICROMANIA. Gratidão eterna.

    Quanto à edição de 31 de dezembro de 1989, lembro-me de ter adorado a foto do Shinobi apesar da modesta pontuação.
    Um pouco mais tarde, quando tive um Commodore Amiga, tive oportunidade de experimentar os 3 jogos. SHINOBI foi onde passei mais tempo. Mesmo não estando perfeito conseguiu conquistar-me. O Strider foi uma verdadeira desilusão. Vendo com os olhos de hoje, só encontro uma justificação: US GOLD.
    Qualquer junção de US GOLD e TIERTEX é, regra geral, de fugir a sete pés.
    Um abraço a todos e obrigado por estas ótimas memórias.

    ResponderEliminar
  2. Fantásticas notícias. De facto, muitos de nós devemos grande parte das nossas melhores memórias de infância ao João (e a ti, também, Miguel, quando te "descobri" e me enviaste o teu PDF... até lágrimas aos olhos me vieram de tanta nostalgia junta - não, não estou a exagerar!).
    Ainda hoje fico completamente "preso" quando vejo imagens tão icónicas como a de cima, com os cartazes publicitários dos jogos que iam saindo (sabem se isso ainda anda por aí? Era menino para fazer pósters e colar um ou outro numa das paredes do quarto do meu filho...).
    Um grande abraço a todos deste "menino", que já está nos "entas" há alguns anos, mas que nunca esqueceu aquelas manhãs de domingo passadas no café (Odin, no Porto) a ler avidamente a Micromania enquanto tomava a sua meia-de-leite acompanhada por uma torrada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniel.
      Esse PDF estava muito desorganizado (as folhas não têm datas) e tinha montes de sublinhados e anotações minhas.
      Agora, felizmente, está tudo organizadinho e com as folhas em estado impecável (sem anotações e sublinhados).
      E se tudo correr como estou a prever para a semana já teremos a parte das publicações em jornal. Assim fica tudo completo.
      Qualquer coisa estou ao dispor.
      Abraço.

      Eliminar
  3. que bela notícia!!! Estou ansioso por ver as de jornal, também

    ResponderEliminar
  4. E uma vinda ao museu LOAD ZX Spectrum? Para quando? o convite - se fosse preciso - está feito. ;-)

    João Diogo Ramos

    ResponderEliminar