quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Micro Profanation


Todos se devem lembrar de Abu Simbel Profanation, um dos jogos mais difíceis de todo o sempre para o ZX Spectrum e que arrancou os cabelos a muito boa gente em meados dos anos 80. Mas apesar do desesperante grau de dificuldade, permanece como um dos jogos mais conhecidos dos nossos vizinhos. Pois agora Ivan Basic, amplamente conhecido pelos seus excelentes trabalhos em BASIC, pegou no tema e criou Micro Profanation. 

Micro Profanation não se limita a ser uma conversão para BASIC do jogo original. Não, as salas são completamente diferentes, constituindo um labirinto imenso, e os obstáculos e inimigos também apenas se assemelham ao jogo que lhe deu origem. Claro que o tamanho do ecrã é reduzido, mas não se esqueçam da linguagem de programação com que o jogo foi desenvolvido. O que permanece igual é o grau de dificuldade...

O jogo tem 60 salas, mas, segundo o seu autor, é possível chegar ao fim em cerca de três minutos e passando apenas por 32 salas. Bem, nós para chegarmos ao fim necessitámos de mais de uma hora e passámos, na vez em que tivemos sucesso, por 46 salas, explorando 76% dos cenários, como podem ver na imagem abaixo.

Mas apesar de ser difícil, o jogo é muito bom, quase tanto como o original, apesar de ocupar, imaginem, apenas 5K. Não é à toa que foi um dos vencedores da competição Retro Game DEV 2022, precisamente na categoria BASIC. 

Deixamos também um concelho: leiam as instruções antes de avançarem para a exploração da pirâmide. Doutra forma vão andar perdidos. 

Em breve estará para descarga na Spectrum Computing...

3 comentários:

  1. Já está disponível para experimentar :)

    https://spectrumcomputing.co.uk/zxdb/add/public/uploads/38861_48_en.tap

    Mas também houveram outros vencedores.
    Não sei se os jogos iram ser disponibilizados.

    ResponderEliminar
  2. Queria dizer, "irão".

    ResponderEliminar