sexta-feira, 14 de abril de 2023

Revision 2023

De 7 a 10 de Abril decorreu na Alemanha a maior demoparty pura do mundo (focada 100% na demoscene, sem competições de videojogos), a Revision, evento que juntou quase 1000 demosceners na cidade de Saarbrucken. Se analisarmos a lista de resultados conseguimos encontrar várias produções para o ZX Spectrum espalhadas pelas 28 categorias de competições abertas à participação do público.

Já mencionamos anteriormente no Planeta Sinclair a demo “In Color” do grupo Norueguês Darklite em colaboração com os Offence, vencedora da competição de demos para plataformas oldschool com vários efeitos multicor de alta qualidade.

Demo In Color” (Fonte: demozoo.org)

Também podemos encontrar em 3o lugar uma demo dos Russos RMDA intitulada “Zavet 78%” sendo que os 78% referem-se ao estado de completação estimado pelos autores, com promessa de um dia ser finalizada, recaindo sobre o tema do desastre nuclear de Chernobyl, utilizando bastante arte gráfica e rotinas de síntese de voz.

Demo “Cosmigs” (Fonte: demozoo.org)

Na competição de intros 4kb para plataformas oldschool participou o Russo SerzhSoft com a sua participação “Cosmigs”, algo relacionada tecnologicamente à sua participação que ganhou esta mesma competição em 2019. E “Elftro” do Hungaro Kaszi75 com um efeito mais modesto de ecrã único.

Demo “Elftro” (Fonte: demozoo.org)

Vencedor da competição de música oldschool foi h0ffman do Reino Unido com uma composição surreal para o beeper do ZX Spectrum 48k “1-Bit High and Rising” , menção também para os temas de ZX Spectrum que ficaram em 4º lugar “Down the Mark” do Russo wbcbz7, 8º lugar “Vision Re” do Russo MmcM, 10º lugar “Autism Spectrum Disorder” do Checo Aki e 12º lugar “Digital Espresso” do Polaco Pator.

Artigo por Filipe Cruz

Sem comentários:

Enviar um comentário