sexta-feira, 21 de abril de 2023

The Sloanysoft Collection


The Sloanysoft Collection é uma compilação lançada por uma das mais simpáticas equipas de programadores do ZX Spectrum. Dave Sloan e o seu filho Nate, têm vindo a deliciar-nos com os seus trabalhos com alguma regularidade. E agora, para comemorar o aniversário dos 41 anos do ZX Spectrum, lançaram uma compilação com quatro jogos.

A compilação existe em versão física e tem um custo de apenas £ 10, ou seja, £ 2.5 por jogo (ainda aguardamos que a nossa cassete chegue - infelizmente o serviço de alfândegas em Portugal deve ser das piores coisas que temos por cá). No entanto, tivemos acesso a uma versão digital, permitindo-nos assim experimentar o novo jogo, sem necessidade de esperar que os correios entreguem a encomenda. 

Sim, leram bem, quatro jogos. A colectânea inclui três jogos que já tinham sido lançados e um novo, Janky Joe in Retro Hell. Mas comecemos pelos mais antigos.

Assim, The Man With the Golden JoystickForward to the Past e Mega Manic Mulholland foram todos devidamente analisados em Planeta Sinclair. São todos bastante divertidos e despretensiosos, o ideal para se passar uns bons momentos. Além disso, nota-se claramente a evolução muito positiva dos seus programadores, com a qualidade a aumentar de lançamento, para lançamento.

E chegamos agora a Janky Joe in Retro Hell, o novo mini-jogo da dupla Sloan (de mini tem muito pouco). Por um lado, tem tudo a ver com os anteriores trabalhos destes programadores. Orientado para os platformers, gráficos muito claro e atractivos, e uma boa jogabilidade, vão fazer com que quem gosta do género, fique imediatamente cativado. 

Mas por outro lado, o jogo tem muitas diferenças relativamente aos três outros programas da cassete. As plataformas estão lá, sem qualquer dúvida, mas Janky Joe in Retro Hell tem muito mais que isso. Apresenta uma grande diversidade e alguns dos mais de duas dezenas de níveis, não têm nada a ver com plataformas. Até um pouco de shoot'em'up se encontra por aqui.

Outro exemplo desta diversidade pode-se encontrar no ecrã acima. Neste nível em concreto (existe um outro com mecânica semelhante), controlamos simultaneamente dois personagens. O que um faz, o outro também. O problema é que o ecrã está dividido em dois, apresentando obstáculos e inimigos diferentes. Seremos capazes de estar com olho em ambos os lados e controlar duas coisas ao mesmo tempo. E temos ainda os ecrãs a fazerem lembrar Cybernoid, como podem ver no ecrã abaixo. Dispensa apresentações, vocês sabem o que têm que fazer...

Um segundo ponto que muito gostámos, passa pelo que acabámos de referir: a ligação a jogos famosos. Seja Robotron, Bomb Jack, Cybernoid, entre outros. São muitos os exemplos e todos nos vão trazer memórias felizes.

Por fim, não poderíamos deixar de referir a excelente música que acompanha este novo jogo. Esta é da responsabilidade do músico DJ Hoffman. 

Assim, esta compilação é um verdadeiro achado. Poderão encomendar a versão física (se ainda não estiver esgotada), através de Dave Sloan. Ou então, poderão aqui vir descarregar à página da Sloanysoft os jogos desta equipa. E não se esqueçam, uma pequena doação é mais que justa para compensar o enorme esforço dos programadores.

Feliz 41º aniversário do nosso amado Speccy!

4 comentários:

  1. Must be receiving the tape, just payed customs today :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. That's great that you are getting movement...that's sad that you have had to pay customs!!

      Eliminar
    2. a small price for a great tape :)

      Eliminar