sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Vectron (variante)


O Natal a aproximar-se rapidamente e cada vez temos material mais "apetitoso" em Planeta Sinclair. Desta vez temos Vectron, não a versão da Firebird e que já se encontrava preservada, mas o original deste jogo de 1985, lançado pela Insight. O ecrã de carregamento tem o símbolo desta editora, em vez da Firebird, além de outras pequenas diferenças. Será que o próprio jogo também tem diferenças? Independentemente da resposta, esta é mais uma importante preservação a vir do baú de Steven Brown.

Poderão aqui descarregar Vectron, versão original finalmente preservada.

Damsel and the Beast


Steven Brown e Mark Westmoreland enviaram-nos mais uma verdadeira raridade da mítica Bug-Byte Software. Curiosamente, o jogo até já estava preservado, embora num outro formato. Mas além de não estar preservada a capa e restante material, também não estava identificado como pertencendo a essa editora, talvez porque faltasse precisamente a capa.

Agora, graças a estes dois amigos de Planeta Sinclair, temos acesso a todo o material relativo a Damsel and the Beast. Para isso, basta aqui vir descarregá-lo. Fica assim resolvido mais um quebra-cabeças...

quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

En el Rio Aquel


O segundo jogo novo do dia, além de fazer parte do Concurso BASIC 2025, foi também criado por Xave, que de uma assentada coloca cá fora dois jogos desenvolvidos em BASIC puro.

En el Rio Aquel pega num quebra-cabeças muito antigo, que aliás, até já foi explorado pelo Zé Oliveira por diversas vezes (por exemplo, aqui ou aqui). E o BASIC presta-se muito bem a este tipo de jogos pausados e nos quais a rapidez de movimentos não é factor essencial.

Poderão aqui descarregar En el Rio Aquel, é sempre estimulante resolver este puzzle. Serão capazes de passar toda a bicharada para o outro lado do rio?

Digi'T'ape One (MIA)


A capa desta cassete que Steven Brown recuperou diz tudo: Surprise... De facto, é uma verdadeira caixinha de surpresas que encontramos por aqui, com quatro programas (três deles são jogos), sendo que apenas um estava preservado, na altura lançado pela Abacus Programs.

Os programas são, por esta ordem:

  1. Domain
  2. Android Pit Rescue (o único que já estava preservado)
  3. Kater Piller
  4. Draw (utilitário de desenho)

Quando olhámos primeiramente para esta capa, até pensámos que seria mais uma das célebres "Digitapes" da Your Spectrum / Your Sinclair. E estávamos a estranhar, pois conhecemos praticamente tudo o que foi lançado por aquela que era a nossa revista preferida do ZX Spectrum nos anos 80 e 90, e nunca tínhamos visto capa igual. Pois, isso acontece porque realmente era algo que ainda era desconhecido da comunidade.

Destacamos Domain, para os estrategas que andam por ai, e Kater Piller, um muito interessante clone de Centipede.

Poderão vir aqui descarregar esta compilação, cortesia de Steven Brown.

ZX Nightmare Park (ZX81 MIA)


Existem várias versões de Nightmare Park, mas esta, lançada pela Neerlandesa Aackosoft, ainda não estava preservada. Poderá ser eventualmente um relançamento de uma outra editora, de qualquer forma, ainda não estava disponível na Spectrum Computing.

Poderão aqui descarregar ZX Nightmare Park, cortesia de Steven Brown.

Manic Robot


Manic Robot, quiçá inspirado no mineiro Willy, é um novo jogo a entrar no Concurso BASIC 2025, desta feita na categoria de BASIC puro. Não conhecíamos este programador, Xave, mas tem oportunidade de mostrar aquilo que se consegue fazer com poucos recursos e um pouco de engenho. Mas não é fácil chegar ao fim do jogo, desde já avisamos.

Podem aqui vir descarregar o jogo.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Computer Form Pools Prediction (MIA)


Steven Brown preservou mais um programa para ajudar a prever resultados. Bem sabemos que os Britânicos são (ou eram) loucos por este tipo de programas, daí que não seja de estranhar o enorme número de trabalhos do género. Este é de 1984 e ainda estava dado como perdido.

Poderão aqui descarregar Computer Form Pools Prediction.

Stock Car (ZX81 .tzx)


Stock Car não é novidade, pois já estava preservado na Spectrum Computing. Mas não no formato .tzx, que foi agora criado por Steven Brown directamente da cassete original.

Poderão aqui descarregar Stock Car.

Bomb Jack | LOAD ZX Gaming


Hoje é dia de mais um LOAD ZX Gaming! Uma iniciativa criada graças a um método idealizado por Jorge Pois, voluntário do museu, que permite jogar jogos competitivos do ZX Spectrum remotamente.

Estaremos em directo na Twitch para jogar Bomb Jack, um dos jogos mais icónicos do ZX Spectrum, lançado em 1986 pela Elite Systems! O evento contará com a participação de vários voluntários e seguidores do museu. Além disso, teremos a companhia especial do nosso amigo e membro da equipa do Street Gaming, Johnny Retro.

Juntem-se a nós às 22h! Até logo!

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Glulander

Quem diria que antes de final do ano ainda teríamos mais um jogo aparentemente Português... E logo de um programador que desconhecíamos, Vasco Costa.

Estamos em 1569 e Portugal desenvolveu um programa espacial louco e pioneiro para a época, utilizando um canhão para lançar um módulo de aterragem na órbita lunar. O módulo de aterragem tem o sugestivo nome de Lua e é feito de madeira. Além disso, o sistema de impulso vertical é um jacto caseiro que tem como combustível águas pluviais, no entanto o sistema de orientação lateral é de última geração, permitindo estabilizar a nave.

O objectivo é aterrar nas almofadas verdes, mantendo a velocidade vertical indicada por VY abaixo dos 5,8 m/s. Atenção, os controlos horizontais / verticais não funcionam em simultâneo.

Já perceberam, estamos perante um clone de Lunar Lander, inspirado numa história de Júlio Verne, e bem interessante, por sinal. Venham já aqui descarregar este jogo que tudo indica seja de origem nacional e dar uma pequena contribuição ao seu autor, que bem o merece.

Football League (MIA)


Da Premier Software apenas se conhece um programa educacional, que por acaso até está dado como perdido. Mas Steven Brown encontrou mais um programa desta editora. Assim, Football League foi lançado em 1983 e permite visualizar os resultados das divisões 1 e 2 do futebol Inglês. Podemos assumir as equipas que faziam parte da liga em 1983, ou podemos criar a nossa própria liga, definindo a força de cada clube.

Atenção, isto não é um jogo, apenas um utilitário que permite, de forma bastante engraçada, simular o campeonato de futebol.

Poderão aqui descarregar Football League, mais uma importante preservação vinda de Steven Brown.

Multifile (ZX81 MIA)


Mark Westmoreland e Steven Brown enviaram-nos mais um programa da Bug-Byte que ainda se encontrava por preservar. 

Este programa tem algumas nuances diferentes. Assim, após o carregamento, aparece um ecrã que parece corrompido. Se carregarmos nas teclas "Z", seguido de "X", temos acesso ao menu inicial. Não nos perguntem a razão, mas poderá ser algum sistema de protecção. De qualquer forma, foi também testado na máquina real e está em condições.

Poderão então aqui descarregar mais este utilitário para o ZX81. Programa muito técnico, mas que por vir da editora Bug-Byte, terá certamente os seus coleccionadores.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Weichi 84 (MIA)


Desta vez Steven Brown deu com um jogo Espanhol e será certamente do agrado do nosso amigo José Manuel, de El Trastero del Sinclair, outro dos grandes arqueólogos do ZX Spectrum.

Inclui uma colecção de seis desafios famosos que ocorreram ao longo dos tempos, ideal para quem quer aprender os conceitos deste jogo.

Poderão aqui descarregar Weichi 84, cortesia de Steven Brown.

Fugitivo (type-in)

Na Mini Micro's número 15 de Dezembro de 1985, o segundo prémio dos type-ins foi para Fugitivo, de Luís Filipe Monteiro. Embora o jogo pareça muito fácil, bater o recorde não é para todos. 

Entretanto o Zé Oliveira pegou no jogo e melhorou-o, pelo que deixamos ambas as versões para a descarga. 

Nota-se também a tendência para serem apresentados trabalhos mais evoluídos na Mini Micro's e para a semana iremos ter uma enorme surpresa.

Poderão aqui descarregar Fugitivo.

Dictator (variante ZX81)


Steven Brown e Mark Westmoreland conseguiram recuperar mais uma pérola da Bug-Byte. Desta vez temos Dictator para o ZX81. Bem sabemos que o programa já estava preservado, mas faltava esta variante com a capa a vermelho. De resto, o jogo é bem conhecido, tendo-se mesmo tornado num dos clássicos do ZX Spectrum.

Poderão aqui descarregar o jogo.

Hurting Zone


A equipa Aquanauts Holiday, que desconhecíamos por completo, lançou um novo platformer: Hurting Zone. Pela descrição que fazem do jogos, são 20 níveis nos quais temos que ir recolhendo os tesouros e distribuir medicamentos pelos seres mutantes que se encontram pelo caminho.

Não tivemos oportunidade de experimentar este jogo, de qualquer forma, quem o quiser adquirir (tem um custo de 5 usd), pode aqui fazê-lo. 

domingo, 15 de dezembro de 2024

Learn to Play Guitar (MIA)


Depois de brincarmos com as constelações, podemos pegar na guitarra e tentar uns acordes. É isso que é proposto em Learn to Play Guitar, um programa lançado pela Lasersound em 1983 e que ainda estava dado como perdido. Mas se está perdido, chama-se Steven Brown, e ele encontra...

Poderão aqui descarregar o programa.

The Spectrum 4 Horsemen Edition


A equipa de Team Moitz também não quis ficar atrás, e lançou uma colectânea para o The Spectrum com os quatro jogos que fazem parte do Halloween Pack:

  • Frankie Lost his Body
  • Slasher
  • Scary Things
  • Monster Mayhem

O Pedro Pimenta, que é um dos responsáveis pela música, já aqui tinha falado destes jogos, todos muito adequados à altura em que saiu, o dia das Bruxas. Poderão agora ser acedidos através de um menu comum e ainda têm uma pequena intro como extra.

Venham aqui descarregar a colectânea e, caso ainda não o tenham feito, podem fazer uma pequena contribuição para estes talentosos programadores.

Constellation (ZX81 MIA)


Continuamos a partilhar pérolas da reputada Bug-Byte Software, preservadas por Steven Brown e Mark Westmoreland. A de hoje é para os astrónomos amadores que por ai andam. Ou simplesmente apenas porque temos curiosidade em saber que constelações estão visíveis em determinado local e em determinada data.

Poderão vir aqui descarregar Constellation, fica mais um importante registo completo na Spectrum Computing.

CM: Os Jogos no Computador - 199

Mais uma ausência do ZX Spectrum, na edição de 9 de Maio de 1993 de "Os Jogos no Computador". Um artigo sobre a (hoje defunta) CES, as novidades que se esperam para além de 1993, e a rivalidade entre o Amiga e o PC, são uma fotografia de uma época já muito distante de nós. Afinal são pouco mais de 30 anos que nos separam do ano desta edição, três vezes mais que o tempo que separa a mesma publicação, do ano em que surgiu o ZX Spectrum. No entanto, cá estamos a fazer perdurar o legado do Speccy para as gerações vindouras!

Deixando os devaneios de lado, a digitalização de Mário Moreira está disponível neste link.

No Future XL

Em Agosto, Steven Broad tinha-nos trazido No Future (ver aqui). Agora traz-nos a versão XL, com mais níveis (são 50), sempre muito frenéticos e com aquele gostinho "old school" dos primeiros tempos do Zx Spectrum.

O autor não conseguiu, no entanto, colocar música, pois ficou sem tempo. Não tem qualquer importância, o jogo tem uma velocidade muito boa e os sons FX são excelentes, pelo que não notamos a sua falta.

Venham aqui descarregar a versão XL. Se não conhecem este jogo, têm agora oportunidade de com ele tomar contacto. Os shooters irão adorar.

Grand Prix Riders


Nome: Grand Prix Riders
Editora: Vinsoft
Autor: Vincent Vity, David Bland, Shaw Brothers
Ano de lançamento: 1989
Género: Gestão Desportiva
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Descarga: MIA

É possível fazer-se uma review de um MIA? Aparentemente sim, pois estamos a analisar um jogo que ainda está dado como perdido...

Grand Prix Riders foi lançado pela Vinsoft, uma editora que no final dos anos 80 lançou uma série de pequenos jogos que não obtiveram reconhecimento por ai além. As próprias edições são bastante arcaicas, revelando a modéstia da casa fundada por Vicent Vity. No entanto, lançou as bases para que programadores como David Bland ou os Shaw Brothers, além do próprio Vincent, entrassem em mais altos vôos nos anos seguintes. Pena já estarmos nessa altura no ocaso do ZX Spectrum, pois talento não lhes faltava. Quem sabe possam agora regressar a este mundo, pois com o actual ressurgimento do ZX Spectrum, talvez venham finalmente a ter o devido reconhecimento.

Pegámos então em Grand Prix Riders. O jogo tem algumas (muitas) semelhanças com Motorcycle 500, Grand Prix Challenge ou Knockout. Não admira, pois são os mesmos programadores e a temática é sempre semelhante. No entanto, se compararmos com Motorcycle 500, este jogo é bastante mais arcaico. Também, sendo vendido a £2.99 (ou £3,99, consoante as casas), não se poderia pedir muito mais.

Tudo está centrado à volta de dois menus, nos quais temos que ir tomando as decisões estratégicas. Não são muitas, pelo que se consegue fazer um campeonato inteiro (12 corridas) em menos de uma hora. 

A primeira coisa a fazer é a escolha do patrocinador. Surgem várias opções, tendo que se ter dedo rápido no botão de disparo para se conseguir seleccionar aquele que oferece mais dinheiro. Mas o dinheiro não é suficiente para se comprar uma mota em condições, pelo que o passo seguinte será obter-se um empréstimo. Permite-nos então adquirir a mota, contratar (e pagar) os mecânicos, e o restante equipamento para a mota.

Convém então seleccionar-se a estratégia que queremos seguir. Apenas temos três conjuntos de opções, sendo conveniente, nos primeiros tempos, enquanto não adquirimos experiência e tarimba na condução, conduzir de forma relaxada e jogar limpo. É estranho, mas sempre que tentamos jogar de forma menos limpa e a puxar pela mota, esta despista-se. Talvez seja um sinal para sermos desportistas e jogarmos com "fair play".

Uma coisa estranha que notámos durante o jogo: na primeira corrida da época, excepto no nível impossível, seja qual for a táctica escolhida, não acabamos a corrida. Não tem grande importância, pois nas corridas seguintes a coisa fica encarrilada e lá as vamos terminando, melhor ou menor posicionados.

Segue-se então a fase da corrida. Para isso, convém previamente ver o número de voltas e as condições climáticas (não que isso pareça ter qualquer influência, tal como muitas das restantes opções), fazer uns treinos para se conseguir ser mais eficiente, e começar a correr. Começar a correr é forma de expressão, pois apenas se vê um gráfico com as posições dos corredores de duas em duas voltas. Finda a corrida, vamos parar ao menu inicial e voltamos a correr as várias opções para preparar a corrida seguinte.

Outra coisa estranha, depois de terminarmos a primeira época, as pontuações não recomeçam do zero. Dá ideia que os programadores esqueceram-se ali de fazer algumas afinações.

O jogo acaba por ter interesse para quem quer dar os primeiros passos neste género de jogos. Não chega aos calcanhares de um Formula One, nem mesmo de Brum Brum, mas é muito simples e rapidamente se termina uma temporada. Típico jogo de categoria budget, é uma pena ainda continuar perdido. Ou será que não?

sábado, 14 de dezembro de 2024

The Final Glide (MIA)


Todos aqueles que não têm coragem de dar um salto de pára-quedas, podem agora fazê-lo aos comandos do seu ZX Spectrum. É esta a proposta de The Final Glide, um jogo de 1983 e que ainda era desconhecido da comunidade. Tudo parece muito artesanal, pelo que poderá não ter entrado no circuito comercial, pelo menos do da grande distribuição, já que parece ser algo mais vendido pelo correio. Mas está bastante interessante.

Poderão aqui descarregar este programa que nos foi enviado por Steven Brown.

Astral Convoy (ZX81)


Astral Convoy já estava preservado na Spectrum Computing, mas faltava encontrar-se a capa deste interessante programa para o ZX81 lançado pela mítica Vortex Software. Mas já se sabe que Steven Brown faz magia e que consegue encontrar autênticas raridades, que depois partilha com a comunidade.

Poderão aqui descarregar o lançamento completo de Astral Convoy. Activámos o suporte gráfico Lambda, mas suspeitamos que mesmo assim possa haver um específico para a Vortex Software e que ainda não está preservado.

Retroversum


J.B. já nos habituou a desafios repletos de pequenos quebra-cabeças, e é mais uma vez isso que se encontra em Retroversum. No entanto, podem também contar com exigência ao nível da agilidade nos dedos, o que também não é novidade nos jogos deste autor.

O jogo não se encontra anunciado nos canais mais usuais, e é uma pena, pois parece ter o seu interesse. Perde-se assim uma oportunidade de o tornar mais divulgado ou até de se dar uma pequena contribuição ao seu autor. Da nossa parte, vamos fazer o possível para o tornar mais conhecido.

Poderão aqui descarregar Retroversum.