segunda-feira, 24 de junho de 2024

Hi-Color Hero


Não é todos os dias que temos um jogo que aproveite as capacidades gráficas do TC 2048 ou TC 2068. Mas Pete Brown resolveu fazer algo diferente, e ainda bem. Assim, criou, um shoot'em'up específico para esses computadores, e também com uma versão para o Spectrum Next.

Para já ainda não conseguimos testar o jogo, pois exige joystick, algo que não temos no PC. Mais tarde tentaremos colocar Hi-Color Hero a funcionar, pois aparentemente não é compatível com o teclado.

Podem vir aqui descarregar o jogo.

domingo, 23 de junho de 2024

E-SWAT (MOD)


 A US Gold era conhecida por lançar muitos "turkeys", jogos de grande orçamento, mas com muito pouco sumo e, regra geral, fraca jogabilidade. E E-SWAT encaixa-se perfeitamente nesse paradigma. Tentou capitalizar o sucesso de jogos do mesmo género como Robocop, mas com muito piores resultados.

Mas Tiboh achou que estava na altura de melhorar este fraco jogo. Introduziu-lhe assim as seguintes melhorias:

  • Mais rápido (uma das grandes lacunas do original)
  • Corrigiu bugs
  • Melhorias gráficas
  • Novo ecrã e a intro do Atari ST
  • Batotas

Não fez com que E-SWAT se transformasse em ouro, mas pelo menos já está jogável. Podem aqui vir descarregá-lo.

Elvisandro el Rockabilly (MOD)


Em 1988, estávamos em plena euforia de lançamentos Espanhóis, alguns de muito boa qualidade, como os da Topo Soft ou Dinamic, mas havia depois algumas editoras que tinham dias. Zafiro, Zigurat, Operasoft, etc., tanto podiam lançar um jogo bastante interessante, como um autêntico "turkey". E tínhamos depois a SPE, da qual não nos recordamos de algum jogo que tenha tido grande reconhecimento público. Talvez, mesmo assim, Evaristo el Punky tenha sido o mais notório, muito por força da figura do personagem principal, que tal como o nome indica, era um punk.

Pois agora, Rockersuke andou umas décadas para trás e transformou o punk num rockabilly, adorador de Elvis e Marylin, mas também do rocakbilly Espanhol e dos Stray Cats, em detrimento de sonoridades mais agressivas como os The Cramps ou The Misfits. Ou seja, ficou com um ar mais betinho e limpinho, mas nem por isso o jogo se tornou mais fácil.

Mas o seu autor, não só mudou a personagem, como ainda deixou muito material interessante juntamente com o jogo, nomeadamente um muito informativo manual. Está assim na altura de dar nova oportunidade a este jogo isométrico, criado com o 3D Game Maker, para o bem e para o mal. Para isso basta aqui virem descarregar o jogo, foi um fim-de-semana verdadeiramente recheado de lançamentos.

Recuperado Obrazec II


Não é só Planeta Sinclair e El Trastero del Spectrum que estão muito activos na recuperação dos antigos programas e jogos para o ZX Spectrum. Também pessoas como Michael Bruhn, Neil Parsons e outros, andam sempre à cata de "novas" coisas. E também Ralf se juntou à festa. No meio das muitas preservações que tem vindo a fazer, conseguiu encontrar um jogo interessante, em especial para quem gosta de labirintos.

Desconhecíamos completamente esta saga (onde andará o primeiro episódio?), mas podem aqui descarregar Obrazec II, ideal para ser jogado num Domingo ventoso e frio, como aquele que estamos a ter aqui pelo Oeste...

Nota: entretanto descobriu-se que o jogo não é mais que Specimen II: The Apple Quest, jogo de 1991 que saiu na Sinclair User issue 124: Great Eight 13.

CM: Os Jogos no Computador - 174


Mais uma edição de "Os Jogos no Computador" de 14 de novembro de 1992, em que a única menção ao ZX Spectrum é o concurso de programação organizado pela associação Sputnik Soft, representada por Luís Eduardo Gouveia Guerra. Podem descarregar a digitalização de Mário Moreira neste link.

JND: Micromania - 104


A 8 de dezembro de 1991 foi publicada mais uma edição da Micromania, com as habituais trocas de colaborações e dicas, análises e um mapa de Rex. Podem descarregar a digitalização de Miguel Brandão neste link.

Colin the Cleaner (versão 2024)


Colin the Cleaner foi um jogo lançado em 1987 por Harry S. Price através da inconstante Tynesoft. O jogo sofria de alguns problemas, nomeadamente alguma (muita) lentidão, devido à velocidade com que foi desenvolvido, assim como alguns bugs. Mas o jogo também tinha algumas ideias, tanto que o seu autor resolveu em boa hora melhorá-lo.

Experimentámos ambas as verões (a de 1987 e a de 2024). Aliás, terminámos mesmo a versão de 2024, e de facto as melhorias são imensas, beneficiando em muito a jogabilidade de Colin the Cleaner. Algo se manteve, o baixo nível de dificuldade. Mas tendo em conta que a maioria do público-alvo do ZX Spectrum anda pelos quarenta / cinquenta anos, de forma alguma isso é limitativo.

A primeira das melhorias foi a própria velocidade do jogo. Assim, esta nova versão foi inteiramente desenvolvida em Código Máquina, aumentando muito a rapidez com que o nosso personagem se desloca. Por vezes até rápido demais, levando-o para pontos onde não queremos, sempre com consequências fatais.

De fora também ficaram os bugs, pelo menos que se tivessem detectado, assim como a música original, que Harry detestava, no entanto, em alternativa, foram acrescentados os high scores. De facto, o jogo encontra-se agora muito mais fluído, convidando a levar-se os 15 níveis até ao fim. 

E a ideia de Colin the Cleaner até é muito simples, apenas temos que apanhar os objectos em cada ecrã, dispersos ao longo de várias plataformas. Quando apanharmos o último, surge o ícone com a saída, que nos leva ao nível seguinte. Mas tem uma nuance, não podemos, de forma alguma, descer as plataformas, a não ser através das escadas, doutra forma perde-se uma vida. Assim, antes de nos metermos a toda a mecha (e a expressão é mesmo essa, dada a rapidez do jogo) à cata dos objectos, convém ponderarmos o caminho que vamos fazer, doutra forma corremos o risco de ficarmos bloqueados num qualquer ponto, sem possibilidade de escapar, a não ser perdendo uma vida. Mas também não convém demasiada ponderação, pois corremos contra o relógio, embora o tempo disponível até seja bem generoso.

Convidamo-vos então a virem experimentar este jogo. É sem dúvida divertido e mesmo terminando-se num ápice, vai fazer-vos passar uns bons momentos. Para isso basta aqui virem, é totalmente gratuito, e embora ainda seja uma versão Beta, aguardando o autor do jogo por mais sugestões da comunidade, já deverá estar muito próximo da versão final. Além disso, deixem-lhe uma palavra de apoio, pois é a melhor forma de demonstrar gratidão pelo seu trabalho.

Artic Invaders + Galaxians MOD


Andy Beale, responsável pelo magnífico Quadron e mais algumas pequenas brincadeiras que em devido tempo anunciámos, tem andado muito silencioso (ansiamos por novos jogos deste autor). Mas entretanto, e enquanto não nos presenteia com novos trabalhos, fez dois pequenos MODs para Artic Invaders e Galaxians.

Não são novos jogos, assinale-se desde já, apenas dois patchs que se juntam o ficheiro original (basta arrastar o patch para o emulador quando têm o jogo aberto), que colmata uma das grandes lacunas desses dois jogos: a pouca velocidade dos disparos. O desafio torna-se agora muito mais justo, equiparando a velocidade dos nossos disparos com os disparos dos inimigos.

Poderão aqui descarregar os patchs.

Novos jogos da Bearsden Primary School


Como é habitual por esta altura do ano, Douglas McGregor, o professor mais "cool" que existe (bem gostaríamos de ter tido aulas com ele quando éramos crianças) volta a disponibilizar os jogos que os seus alunos da Bearsden Primary School desenvolveram ao longo do ano.

Desta vez temos  pelo menos 14 jogos (ano passado ainda saíram algumas surpresas depois do tempo), embora um deles ainda não esteja listado (seguramente será corrigido na página e estará disponível em breve). Foram todos criados com o motor AGD e não ficam atrás de muita coisa que vemos aparecer com esta plataforma. Aliás, em termos pessoais, fazem melhor do que aquilo que eu alguma vez conseguiria fazer. E uma das novidades é que desta vez, além dos jogos, temos também os ecrãs de carregamento. 

Temos agora a semana para ver cada um dos jogos que as crianças de 10/11 anos lançaram. Tal como nos outros anos, pretendemos terminar cada um deles, é o mínimo que poderemos fazer para respeitar o enorme trabalho de Douglas e dos seus alunos.

Fica aqui a nota dos jogos que saíram:

  • Dungeon Escape de Jai e Robbie
  • Timothy’s Late for Dinner de Jack, Spencer, Archie e Aaron.
  • Barbara’s Run de Kori e Beth
  • Top Hat Timmy de Ruaridh e Cameron
  • Bunnies Vs Bears de Jessica, Eve S, Eilidh, Marie e Freya
  • Piggy Adventures de Lara, Eve M, Yasmin e Eda
  • Space Adventure de Ellie e Lottie.
  • Timmy’s Dessert de Stuart e Harris
  • Timmy’s Adventure de Sophie e Isabella
  • Tommy’s Crazy Adventure de Rowen e Colette
  • Smiley Man de Alayna
  • Catjanice’s Adventure de Angus
  • Taylor Swift’s Era de Grace e Alice
  • Egg Run de Theodore

Poderão vir aqui descarregar os jogos.

sábado, 22 de junho de 2024

TS Manager Road To Glory '24


Track Suit Manager foi um dos melhores jogos de futebol a aparecer para o ZX Spectrum nos anos 80. Temos inúmeras memórias do jogo e das muitas horas que passámos a tentar levar a nossa seleção à vitória. Pois agora temos a versão 2024, actualizada com as equipas e jogadores da actualidade.

Como ainda estamos a comemorar a grandiosa vitória de hoje de Portugal, não vamos conseguir sequer ir a casa para experimentar este jogo. Ficará para os próximos dias.

Poderão aqui vir descarregar o jogo. Tem um custo irrisório de 1,50 €.

Secrets


In a dark and dangerous castle, old and grand,
Red is hidden where shadows stand.
Drop to a ledge where the light is thin,
And let your daring quest begin.

Leap to a candle's flickering light,
Where yellow lies, hidden from sight.
By guarded waters, in a secret place,
Green awaits within this space.

Above the void where the brave ascend,
Magenta lies at the journey's end.
Amidst the danger and ancient lore,
Secrets await for those who explore.

Through perilous paths and secrets deep,
Wonders lie where shadows creep.
Can you brave this castle's plight,
And uncover the secrets hidden from sight?"

É com este bonito poema que é anunciado Secrets, o primeiro jogo da Wizbit Games, uma nova equipa de dois irmãos que promete muita coisa boa para o ZX Spectrum.

Foi durante a pandemia que encontraram a documentação com alguns níveis que tinham feito em1987 para uma aventura. Pegaram nos diagramas e rapidamente construíram um jogo para o 48K. É este jogo que hoje apresentam...

A página que criaram para o lançamento e para a sua editora, tem toda a informação, não só das suas aventuras e desventuras dos anos 80, mas também da imensa história de Secret. Vale a pena explorar a muito informativa página da Wizbit Software (aqui).

Quanto ao jogo, assumimos o papel de um pequeno feiticeiro que tem que encontrar as chaves coloridas espalhadas pelo castelo para abrir as portas correspondentes. Atrás de cada porta, encontra-se mais um pouco da magia necessária para se abrir a porta final e escapar do castelo. Mas a tarefa não vai ser fácil, pois o castelo está recheado dos segredos mais recônditos e muitos, muitos inimigos. Só depois de desvendarmos tudo, poderemos ir à sala do trono, abrir a última porta, libertar a bela princesa e quebrar a maldição.

Quem pretender o jogo, que também irá ter versão física, basta aqui vir.

Dragon Slayer (+3 disc) (MIA)


O Luís Rato está de regresso às preservações. E vem logo com algumas "bombas", que vamos disponibilizar nos próximos tempos.

O primeiro dos jogos é uma aventura de texto. Quem conhece o Luís, não estranha, pois sabe bem o carinho que tem por este género de jogos. E por acaso, este jogo, ou melhor, esta compilação até já estava preservada. Mas não no formato "disc" para o +3. 

Podem assim contar com um menu inicial, no qual podemos escolher um dos três jogos existentes, Dragon Slayer, Death or Glory (parte 1 ou parte 2) e Final Battle, muito mais cómodo do que estar a carregar ficheiro a ficheiro.  

Poderão vir aqui descarregar este importante lançamento.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Revisão (MIA)


Segue-se mais um programa de engenharia, retirado das cassetes do tio do João Diogo Ramos, Carlos Oliveira. A quantidade de programas técnico que encontrámos no seu espólio é incrível.

Poderão aqui descarregar Revisão.

A Capital: Pokes & Dicas - 15 de Novembro de 1991

Temos duas páginas do suplemento de 15 de Novembro de 1991. Curiosamente sem reviews ou dicas para o ZX Spectrum, mas com algo muito mais importante: emuladores. Aproximava-se o sinal dos novos tempos...

Poderão aqui descarregar o suplemento.

Premios CAAD 2024


Acabámos de ver anunciado um concurso que muito nos apraz: Premios CAAD 2024. 

Esta competição visa premiar a melhor aventuras de texto / gráficas do ano. Bem sabemos que os Espanhóis são fortíssimos neste tipo de programas, mas será que os Portugueses poderão dar um ar de sua graça desta vez? Parece ser uma competição à medida para o Luís Peres...

Mais informações em breve no Clube de Aventura CAAD.

Concurso BASIC Apascalado compilado (22) - Dogfight David

Eis mais um programa escrito em BASIC Apascalado para familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum. Os jogos vão ser todos escritos em inglês para benefício dos concorrentes estrangeiros. A maior parte dos programas serão versões compiladas dos programas do concurso anterior.

A demonstração desta semana é um pequeno jogo de combate aéreo para dois jogadores.

Este programa tem como único objectivo familiarizar os concorrentes com esta técnica insólita de programar no ZX Spectrum. Em relação à versão do concurso anterior, não foram feitas alterações - apenas foi compilado.

Para correr o programa online, clicar aqui.
Para ver a listagem e fazer o download dos ficheiros clicar aqui.

Convidamos os leitores a examinar a listagem e a fazer alterações no programa. Todos os programas BASIC Apascalado que apresentamos nesta série podem ser melhorados e todos os leitores estão convidados a melhorá-los. Por exemplo, neste caso, o programa pode abortar se se clicar em muitas teclas ao mesmo tempo.

Quem estiver interessado no concurso, pode ler o regulamento aqui.

Quem estiver interessado em saber mais sobre esta linguagem e sobre como compilar os programas, pode clicar aqui .

Em caso de dúvidas, não hesitem em perguntar.

quinta-feira, 20 de junho de 2024

La Segunda Muerte de Dracula


E já que estamos com as mãos na massa, isto é, estamos de volta dos irmãos Peralta, fiquem a saber que além de nos terem trazido a versão melhorada de The Last Warrior, incluindo a versão completa perdida de 1991, trouxeram-nos hoje mais uma boa surpresa.

Assim, a versão que se encontrava disponível de La Segunda Muerte de Dracula na Spectrum Computing era apenas uma demo, criada algures nos anos 90. A versão completa deste jogo de 2001 ainda não estava disponível, mas o Jorge e o Luis Peralta colmataram esta lacuna, disponibilizando a versão perdida. E pelo que vimos, parece estarmos perante mais uma excelente aventura conversacional, como nuestros hermanos chamam às aventuras de texto. 

Com um grafismo muito interessante e textos fluídos, estas aventura criada com o Professional Adventure Writer promete agradar a todos os fãs do género. Agora a pergunta que se impõe: para quando uma tradução para Inglês, para que o jogo possa então atingir uma franja de público muito maior?

Podem vir aqui descarregar esta versão completa de La Segunda Muerte de Dracula, o nosso enorme agradecimento a Jorge e Luis Peralta.

The Last Warrior (versão 2024)


Já há algum tempo que tínhamos nas nossas pendências espreitar The Last Warrior, um jogo de 1991 desenvolvido pelos nossos vizinhos Espanhóis Jorge e Luís Peralta, dois jovens irmãos na altura em que foi lançado pela sua editora, a Iron Chip. O jogo estava preservado na Spectrum Computing, mas apenas no formato .z80. 

Pois agora os irmãos Peralta acharam por bem (e muito bem fizeram), não só lançar a versão completa de 1991, como uma nova versão melhorada. Podem assim contar neste lançamento com:

  • Ficheiro .tap com a versão de 1991
  • Ficheiro .tap com a versão de 2024
  • Novo ecrã de carregamento na versão 2024
  • Instruções em formato de texto
  • Capa da cassete, pronta a imprimir

Quanto à versão de 2024, foram feitas muitas melhorias, incluindo a correcção de alguns bugs, erros ortográficos e até a correcção de eventos históricos. Com tudo isso, inevitavelmente que a jogabilidade melhorou significativamente. E que o jogo tem um aspecto brutal, isso tem, quase compensando aprender-se a falar / escrever Castelhano só para se poder levar esta aventura até ao fim.

Quem gosta do género, não deve perder esta nova versão, apenas tendo que vir aqui descarregar o pacote, cortesia dos manos Peralta.

Cobol (FDD)

Continuamos a partilhar as disquetes do Luís Bandeira, da Timex, preservadas pelo João Encarnado. A de hoje contém o Cobol e pequenos utilitários.

Os programas funcionam com o CP/M. Para os carregarem, têm que fazer o seguinte:

Inserir o Monitor Emulator (versão Abril) na drive A e correr o mesmo, fazendo LOAD * "start" 

  • Inserir na drive A o CP/M e fazer o "FDD3000 Reset" (menu "Machine do Fuse")
  • Inserir esta disquete na drive B
  • Digitar b: para mudar para a drive B 
  • Digitar dir para ver os ficheiros contidos na disquete
  • Depois basta digitar o nome do programa

Poderão aqui descarregar o conteúdo da disquete.

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Walking Around Porto


Ainda vamos tendo algumas surpresas no que toca ao software Português e desta vez até foi Dave Hughes quem nos alertou para Walking Around Porto, quando discutíamos o novo jogo de Clive Townsend, Saboteur - The Porto Problem

O autor deste programa é Paulo Silva, e permite-nos vaguear por algumas avenidas e locais famosos do Porto. Os emuladores não gostam lá muito do programa, apresentando alguns problemas, nomeadamente o Fuse, que permite ver os ecrãs a preto e branco, tal e qual como o autor aconselha no ecrã inicial. E realmente a diferença é grande, melhorando a definição das imagens "roubadas" do Google Street View..

O programa entrou na competição CSSCGC Crap Games Competition 2013, podendo aqui ser descarregado. Mas além disso, o Paulo tem mais uma série de pequenos programas, um dos quais (H7N9) até já tínhamos visto. Vejam aqui o restante material dele.

Basilisk of Roko


Já está no ar a nova entrada para a competição patrocinada por Ready and Play e Spectrum and Retro News, de Arnau Jess, o concurso ZX Game Maker Dev. Na realidade o jogo até saiu ontem, mas estávamos em estágio para a entrada de Portugal no Europeu e só hoje vimos este lançamento. O seu nome é Basilisk of Roko (ou El Basilisco de Roko, no original), mostrando algumas das potencialidades que ainda não tínhamos visto em toda a sua glória, neste relativamente recente motor de criação de jogos, o ZX Game Maker.

Basilik of Roko é obra da equipa Retrosotano, que além do programador com o mesmo nome, inclui a música do prestigiado Sergey Kosov, que entrou em obras como Crystal Kingdom Dizz ou Wonderful Dizzy, por exemplo, e Shiru8bit. Ou seja, temos aqui uma equipa de peso e um agradável jogo, que certamente será um dos potenciais candidatos a vencer a competição.

A história é também mirabolante, com a tão em voga IA à mistura, e coisas tão improváveis como nozes, mas o jogo é um platformer puro, no qual temos que recolher as chaves e evitar os muitos inimigos que povoam os ecrãs. Quem gosta do género, certamente irá ficar satisfeito com este basilisco. Temos agora alguma curiosidade para ver a flexibilidade do motor ZX Game Maker. Talvez, quem sabe, criar-se aventuras do género daquelas que Furillo tão bem sabe fazer com o MK1...

O jogo é gratuito, mas aconselha-se a dar uma pequena ajuda, pois é a garantia que os programadores continuam motivados para nos trazerem mais trabalhos como este. Para isso basta aqui virem.

terça-feira, 18 de junho de 2024

ZX Amaze & ZX Breakout (MIA)


Steven Brown, um dos maiores coleccionadores do mundo de software dos computadores da Sinclair, está de volta às preservações, e logo com uma bastante importante, pois traz-nos, não um, mas dois jogos lançados pela Mikro-Gen e que ainda estavam dados como perdidos. 

Que se conheça de material da Mikro-Gen para o ZX81, existiam quatro que ainda estavam por preservar. Reduzimos assim para metade a lista. 

ZX Breakout não tem nada que saber, é talvez o primeiro clone do "Tiro à Parede" a aparecer. Entretém sempre e é um jogo que a ele voltamos frequentemente.

Quanto a ZX Amaze, este programa tem uma particularidade. Assim, o nosso amigo Brasileiro Kelly Murta, grande especialista no ZX81, não encontrou nenhuma instrução para leitura do teclado no jogo, pelo que é exclusivo para uso com o joystick da Micro-Gen. Encontrou ainda instruções para leitura e escrita no endereço 16000, que parece ser o endereço para aceder ao interface A/D que se que conecta o joystick. Optámos por manter o ficheiro tal e qual como foi lançado,

Poderão aqui descarregar esta compilação, cortesia de Steven Brown. 

BASIC Apascalado no ZX81 (2) LASER

Eis mais um programa sem comandos GOTO para os amantes da programação estruturada.

Hoje temos o jogo LASER cujo objectivo é acertar no alvo com uma pistola LASER.

Para correr o programa online, clicar aqui.

Para correr uma versão rápida com a rotina LINE em código máquina, clicar aqui.

Para ver a listagem e fazer download dos ficheiros, clicar aqui.

É fácil escrever um programa em BASIC Apascalado e convertê-lo para BASIC do ZX81. Experimente fazer isso aqui.

Programas BASIC para o ZX81 podem ser demasiado lentos. Para ter uma melhor experiência é aconselhável correr os programas num emulador e acelerar a velocidade quando necessário. No EightyOne: Options/Speed. No jtyone indicado no link acima, clicar no botão SpeedUp abaixo do teclado.

E, não se esqueçam que está em aberto o concurso BASIC Apascalado para o ZX Spectrum. Quem estiver interessado neste concurso, pode ler o regulamento aqui.

Em caso de dúvidas, não hesitem em perguntar. 

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Flood


Jonathan Cauldwell ultimamente tem-se dedicado mais ao ZX81. No entanto, não está esquecido do seu irmão maior, o ZX Spectrum, tendo lançado agora um novo jogo, muito simples, mas com algum interesse.

O objectivo é recolher as pessoas do cimo das casas, levando-as em segurança para o barco. Isso porque os aliens provocaram uma inundação e estão agora preparados para raptar os incautos cidadãos, quando estes se encontram indefesos nos telhados. Assim, temos também que evitar qualquer contacto com as naves inimigas ou, em alternativa, então eliminá-las à lei da bomba. Não disparem é quando têm um passageiro convosco, o resultado embora hilariante, não é famoso...

Poderão aqui descarregar o jogo, tem a curiosidade de suportar o Currah Microspeech.

Números Romanos (type-in)


Números Romanos foi um programa desenvolvido por Arlindo Correia e que apareceu na Mini Micro's número 8. Mas o programa tinha vários problemas, um deles o de não aceitar o algarismo zero (o programa dava erro e ia para a listagem BASIC).

Entretanto, o Zé Oliveira corrigiu o algoritmo, fez mais alguns melhoramentos, e temos agora o programa a funcionar.

Deixamos aqui ambas as versões.

domingo, 16 de junho de 2024

Em breve Saboteur - The Porto Problem


Ainda não foi anunciado oficialmente, mas está para breve o lançamento de um novo Saboteur na famosa saga de ninjas de Clive Townsend, que abriu um pouco o segredo no evento Pixel Heaven 2024 (foto de um fã de Clive tirada na capital polaca). Não, não é o Saboteur 3, mas um novo episódio da saga que terá a cidade do Porto como cenário. Pois bem, e como surgiu isto da cidade do Porto? É o resultado da visita de Clive Townsend a Portugal, a propósito da festa de comemoração dos 40 anos do ZX Spectrum no Museu LOAD ZX, em Cantanhede.

Após esse evento, Clive e Dee, a sua companheira, passaram alguns dias na cidade do Porto, juntamente com Marcus Garrett, co-fundador da Bit/Tek, outro dos convidados em Cantanhede, e eu servindo de guia turístico na minha cidade natal. Foi nesse momento que nasceram vários projetos, como o do livro autobiográfico de Clive e alguns lançamentos Bit/Teknamic em parceria com o galês.

Marcus Garrett, Filipe Veiga e Clive Townsend no Porto, 2022

Mas este talvez seja o projeto mais ambicioso até agora; nasceu de um desafio em tom de brincadeira! Ao passearmos pelas ruas antigas do Porto, na Ribeira, observei que um ninja poderia saltar facilmente pelos telhados, o qual Clive anuiu! Também poderia se esconder nas adegas de vinho do Porto! Ou atravessar a Ponte Luis I! E se um novo jogo do Saboteur se passasse nestes telhados.. Nesse momento, foi plantada uma semente para o Saboteur: The Porto Problem, que irá misturar ficção e realidade! E em Portugal! Melhor presente para os fãs portugueses de Saboteur não poderia existir!

Esperem por mais novidades, sobre o jogo em si, e também sobre o lançamento na "cidade Invicta" em data a anunciar!

Wasp Armpit


Depois do jogo Sardonic e da demo Packy Ton Zed, José Mário Machado, ou MadAxe, como é conhecido, volta à carga com mais um trabalho recheado de músicas (são seis), onde o bom gosto impera, ou não estivéssemos perante verões de Jean-Michel Jarre, Depeche Mode ou Orchestral Manouevres in the Dark.

Com as teclas 1 a 6 podemos ir escolhendo as várias versões. Claro que as covers dos OMD e os DM são as nossas preferidas, ou não tivéssemos a latejar nas veias o synth pop. Mas qualquer uma das outras está muito bem conseguida.

Poderão vir aqui descarregar o trabalho de MadAxe e da sua Penisoft. Não sejam maldosos, o nome deriva de Peniche, não de... Ou será que estamos enganados?