domingo, 17 de novembro de 2024

SpAIder's Game


Nome: SpAIder's Game
Editora: NA
Autor: Javier Fopiani, Cronomantic, nlk-o, Ximo
Ano de lançamento: 2024
Género: Aventura, Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 128K
Número de jogadores: 1
Descarga: aqui 

Muito pontualmente aparece um programa assim: mais do que um jogo, é uma verdadeira experiência filosófica interactiva e sensorial, deixando-nos uma forte sensação de inquietude e até de medo. Inquietude porque apesar das vantagens e benefícios da Inteligência Artificial, um sofisma incontornável, nem tudo é transparente no que toca a esta temática. Existiu, desde sempre, o receio que se estivesse a criar um monstro que, mais tarde ou mais cedo, iria assumir o controlo da situação e dominar a humanidade. E neste jogo, se assim lhe podemos chamar, esse monstro torna-se realidade, assumindo a forma de uma aranha.  

SpAIder's Game tem também, por outro lado, múltiplas referência à Sétima Arte. Quando estávamos a experimentar o jogo, saltou-nos logo à memória duas obras de culto do cinema de terror. Em primeiro lugar, SAW. Os "mind games" são frequentes por parte deste ser com a forma de aracnídeo e que se assume como Mestre, fazendo-nos lembrar as maquiavélicas maquinações de Jigsaw. Sentimo-nos manipulados a todo o instante, e isso acontece porque de factos o estamos a ser. Quem chegar ao fim irá certamente perceber isso. 

Mas o jogo também tem imensas alusões a Cube, uma obra talvez menos conhecida que SAW, mas nem por isso menos importante (e na nossa opinião até superior). Isso porque sentimo-nos a fazer parte de um jogo, cujo destino já se encontra traçado, independentemente do caminho que tomemos. 

SpAIder's Game é então composto por um conjunto de seis mini-programas (ou testes, como lhe quisermos chamar), sendo que os dois primeiros utilizam a mesma base comum, e o último, na realidade, não é sequer um jogo no sentido literal do termo. Eis a sua ordem:

  • Russian Roulette Strategy
  • Russian Roulette Outcome
  • Entrance to the Labyrinth
  • Labyrinth Doors
  • Labyrinth Spiders
  • Endgame

Comum a todos, as reflexões que o Mestre vai fazendo ao longo de cada uma das nossas acções, revelando sempre um tom cáustico, repleto de sarcasmo, levando-nos sempre a duvidar das suas boas intenções. Desenganem-se, o Mestre é tudo menos um ser benevolente. Lembrem-se disso quando estiverem a pensar na resposta correcta a dar às questões que vão sendo colocadas (em todos os testes, apenas temos que ir escolhendo a opção que nos parece mais indicada a cada situação).

Ainda antes de iniciarmos a Roleta Russa, surge-nos uma questão inicial na qual somos confrontados com determinada situação. A resposta que damos vai definir o nosso carácter, que pode ser de um ser medroso, conversador, pensador ou o denominado "chico-esperto". A narrativa do próprio Mestre vai variar conforme o nosso carácter, sendo que num dos casos até temos possibilidade de entrar em conversação com ele. Se pensarem em Mel Croucher e em iD, não andarão muito longe daquilo que se pretende em SpAIder's Game. Também aqui, o humor do ser aracnídeo omnipresente vai variando conforme as nossas reacções e atitudes durante o jogo.

Segue-se então o primeiro teste a sério, Roleta Russa, e este apela à nossa parte mais racional e lógica. Devemos ter sempre presente o número de balas de um revólver, assim como a Lei das Probabilidades, tal e qual como no famoso e macabro jogo. O objectivo é matar e não ser morto, mesmo que isso implique, quando acharmos conveniente, apontarmos a arma a nós próprios (e esperar que não esteja a bala na câmara). As regras são relativamente simples e explicadas inicialmente pelo Mestre. Resulta dai um exercício que tem tanto de perturbador, como de absorvente. E as primeiras questões filosóficas e de moral são precisamente colocadas nesta parte. De todas, esta foi a parte que mais gostámos.

Sobrevivendo, avançamos então para a entrada no labirinto, uma homenagem às aventuras de texto originais e que surgiram há mais de 40 anos. Os aventureiros mais experimentados conseguirão desde logo apanhar a sequência de cinco letras correctas (as portas vão sendo abertas sucessivamente por cada uma das letras). De qualquer forma, para os menos vivenciados no género, vão sendo-nos dadas algumas dicas que permitem chegar ao fim são e salvos. Corrigimos, ao fim não, apenas às portas que dão acesso ao labirinto. Aqui há que escolher a porta certa e o único conselho que podemos dar é que sejam fiéis às vossas convicções. Talvez assim consigam chegar ao labirinto.

No labirinto, o Mestre mostra que apesar de tudo ainda tem um bom fundo, mesmo que seja mesmo lá no fundo. Assim, municia-nos com uma arma e algumas balas. Há que saber o momento certo para eliminar as aranhas que caminham rapidamente na nossa direcção ou, em alternativa, recolher as balas. Um passo em falso, e somos devorados vivos.

Por fim, o apotéotico final. Este, mais que um teste, é uma reflexão do próprio Mestre onde ficamos a conhecer as suas verdadeiras intenções. E tal como um verdadeiro filme dos Monty Python, há sempre mais qualquer coisa após o final...

SpAIder's Game é então dos programas mais originais que vimos em muito tempo. Não tanto pelo jogo, que apenas por si só é bastante interessante, mas por todas as questões morais que vai levantando e que nos vai fazendo pensar, à medida que vamos avançando nos testes. Vale a pena chegar ao fim com cada um dos nossos "eu", nem que seja para ver as diferentes reflexões que nos são apresentadas. 

Com tudo isso, não nos é possível dar sequer uma nota este jogo. Na realidade, não saberíamos como o fazer e alguns dos parâmetros nem sequer são quantificáveis. O que podemos dizer é que no seu conjunto é brilhante e merece inteiramente que venham aqui descarregá-lo e dar uma pequena contribuição aos seus autores (o jogo tem um custo irrisório de 2 euros). Poderão também aqui ver o directo que o nosso amigo Javi Ortiz está a fazer sobre este lançamento.

2 comentários:

  1. Muito obrigado por esta incrível resenha, André! É uma honra receber uma análise tão detalhada e reflexiva de SpAIder's Game. Adoro como você captou o espírito do jogo e o papel do Mestre, esse guia sarcástico e ambivalente que sempre tenta nos manter em alerta. Sua menção às aventuras de texto clássicas e a Mel Croucher me agradou muito.

    Obrigado por dedicar seu tempo para escrever esta resenha e por incentivar os jogadores a baixar o jogo.

    Um forte abraço e parabéns pela sua dedicação ao homebrew. Nos vemos no próximo jogo!

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    1. Nós, Planeta Sinclair e comunidade, é que agradecemos por este belíssimo jogo. Um grande abraço e estamos ansiosos por ver o vosso próximo trabalho com uma equipa que muito prezamos.

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