Nome: Consider the Consequences
Editora: NA
Autor: Kozelek
Ano de lançamento: 2024
Género: Aventura de texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1
Descarga: aqui
A obra Consider the Consequences!, da autoria de Doris Webster e Mary Alden Hopkins, foi publicada pela primeira vez em 1930. Não deve ser considerada literalmente como um jogo, antes um livro no qual nós decidimos o destino das três personagens sob as quais gira o enredo da história. É ainda considerado como o mais antigo livro a apresentar uma narrativa interativa não linear do género “make your own adventure”.
O sucesso não foi imediato, uma vez que os leitores não estavam habituados, por essa altura, a ter que decidir o desenrolar da história de um livro, muito menos ter a possibilidade de escolher 43 finais diferentes, divididos por três personagens: Helen Rogers, e os seus pretendentes, Jed Harringdale e Saunders Mead. Mas o livro deixou legado, pois quase 100 anos depois continua-se a escrever e a falar do género “make your own adventure”, do qual Consider the Consequences! Foi pioneiro. Aliás, ficou famosa a colecção “Fighting Fantasy”, que entre 1982 e 1995 lançou 59 livros, tendo celebrizado Steve Jackson e Ian Livingstone. Os seus livros continuam a ser muito procurados por colecionadores e, alguns deles, até foram adaptados para o ZX Spectrum, como foi o caso de “The Warlock of Firetop Mountain”, que infelizmente não catapultou o sucesso do livro, tendo optado, infelizmente, por um género arcade, que de forma alguma fez jus à obra no qual se inspirou (tinha grandes semelhanças com o jogo de 1983 Hall of the Things, que também era considerado medíocre).
Ultimamente o género foi revitalizado e é agora raro o mês em que não aparecem para o ZX Spectrum jogos do género “make you own adventure”, sendo que uma boa parte deles até têm origem em programadores de língua Castelhana. É precisamente o caso de Consider the Consequences!, tendo versão bilingue em Inglês e Espanhol.
Para a análise deste trabalho optámos pela versão Inglesa, pois estamos mais familiarizados com essa língua, importante assim para conseguirmos perceber todos os meandros da história. Já o referimos, são 43 finais diferentes, algumas dos capítulos com textos bastante longos e complexos, requerendo uma boa dose de atenção por parte do leitor.
Ainda antes de iniciarmos a aventura, devemos também munirmo-nos dos três mapas que faziam parte da obra original e que foram transpostos agora para este lançamento. Apresenta todos os capítulos possíveis para cada um dos personagens (35 para Helen, 18 para Jed e 30 para Saunders) e é fundamental para não nos perdermos no enredo, até porque seguramente quereremos ver todos os capítulos e a forma como as nossas decisões mudam o curso dos intervenientes na história.
A primeira decisão a tomarmos aparece logo após uma pequena introdução, na qual nos é explicada a forma como podemos “jogar” Consider the Consequences! Teremos assim que seleccionar em primeiro lugar qual das personagens queremos vestir a pele. Refira-se que, ao contrário do que é habitual nas obras do género, esta está escrita na terceira pessoa, e não na segunda pessoa. Isso contribui para sentirmos mais intensamente que estamos perante um livro, na verdadeira acepção da palavra, e não perante um jogo, mas na realidade somos nós que somos responsáveis pelas acções que vão definir o destino das três personagens. Estas vão-se interligando entre si e em alguns momentos iremos sentir que já passámos por aquela situação antes. É natural, pois caminhos diferentes podem, por vezes, levar ao mesmo destino.
Isto é perfeitamente natural, pois as origens de cada uma das personagens, independentemente de quem escolhemos, não mudam. As três nasceram e viveram em Franklin, uma pequena cidade Americana (New England), e é a partir daí que toda a trama se desenrola. O jogo permite-nos assim vivenciar a história a partir dos pontos de vista de cada uma das três personagens.
Deixa-se também um alerta, e que aliás o seu autor, Kozelek, menciona na sua página web. A obra é destinada a um público adulto, e pensada para ser experienciada em grupo, com uma pessoa a ler e as outras a tomar as decisões. Consoante as decisões que são tomadas, o destino pode ser mais ou menos risonho. No limite, pode ter como consequência ações menos honestas ou criminosas por parte dos personagens, por vezes levando ao suicídio ou assassínio. Não será, portanto, a leitura mais indicada para crianças.
Acima de tudo, o que mais apreciamos neste tipo de narrativas e de “jogos”, é podermos verificar imediatamente a Lei da Causa e Efeito e o comportamento humano estar tão bem apresentado. Sabemos assim que as nossas ações têm consequências, e que estas influenciam directamente não só a nossa vida, mas também a vida das pessoas à nossa volta. No fundo, é uma situação muito parecida à vida real e poderá ser uma boa aprendizagem para nos tornarmos melhores pessoas. Ou não, depende das nossas ambições e desejos pessoais.
A mecânica utilizada em Consider the Consequences! é a mesma da maioria dos jogos do género “make your own adventure”. Depois de um texto no qual é descrita a situação, são-nos apresentadas as várias opções, que podem ser selecionadas de forma muito rápida. Ao contrário das aventuras de texto standard, nas quais temos que digitar as acções, por vezes desesperando para encontramos o comando certo, em especial quando o jogo não se encontra na nossa língua nativa, neste género de aventuras apenas temos que escolher a opção por defeito no ecrã e que achamos que melhor se adequa à situação. Simples e eficaz, embora os mais puristas possam preferir as aventuras mais tradicionais.
Uma opção que achamos particular interessante tem a ver com a indicação, no canto superior esquerdo, do capítulo em que nos encontramos (começam pela letra “H”, “J” ou “S”, consoante o personagem que escolhemos). Sendo a obra particularmente longa, rapidamente identificamos, olhando para o mapa de cada um dos personagens, o ponto onde nos encontramos. Da mesma forma podemos ir “picando” no próprio mapa os finais que já vimos. Isso demonstra o cuidado do seu autor na elaboração desta obra, não só apresentando textos muito bem escritos e fiéis à obra original e ao espírito da época (não tivemos oportunidade de analisar em detalhe a obra na língua Castelhana), mas também orientando o leitor, tornando a leitura do livro muito mais intuitiva e eficaz. Além disso, se utilizarmos a máquina real para jogar em vez dos emuladores, que permitem rapidamente gravar a posição onde nos encontramos, mais rapidamente chegamos ao ponto desejado.
Algumas aventuras do género contemplam gráficos. Não é o caso em Considerer the Consequences!, que permanece fiel à obra original. Quando os textos são interessantes, como é o caso presente, as imagens acabam por ser desnecessárias, até porque normalmente, por questões de memória, não permitem depois incluir textos muito longos. Muito provavelmente, se fossem contemplados gráficos, os textos e a história iriam ficar mutilados, perdendo-se parte do interesse da obra. E não seria certamente uma representação integral do livro de 1930, nem dos costumes da época, tão bem descritos aqui.
Os nossos leitores podem portanto experimentar à confiança esta aventura. Quem gosta do género, tem aqui certamente um dos mais bem conseguidos exemplos de um programa do tipo “make your own adventure”. Por outro lado, quem gosta de livros, nomeadamente dos digitais, também terá aqui múltiplos motivos de interesse. Além disso, o programa é inteiramente gratuito, incluindo as versões em Inglês e Espanhol, os mapas e ainda o texto integral do livro em PDF. Por favor, quando o fizerem, deixem uma palavra de alento ao autor na sua página web. É uma forma de demonstrarmos gratidão por nos ter dado a conhecer esta magnífica obra.
Depois de 100 anos ainda é apelativo.
ResponderEliminarSem dúvida :)
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