terça-feira, 14 de março de 2017

Café Turco Com os Ex-Jugoslavos


Nome: Café Turco Com os Ex-Jugoslavos
Editora: NA
Autor: Pedro Silva, Paulo Silva
Ano de lançamento: 2016
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston
Número de jogadores: 1

Foi com enorme surpresa que nos deparámos com um jogo de 2016 que ainda não tínhamos visto. E logo feito por dois tugas. Mas também não é de estranhar, já que não foi anunciado massivamente, tendo apenas acompanhado o lançamento de um livro com o mesmo nome que tem como tema o relato de uma viagem feita por quatro portugueses a alguns países que integravam a Jugoslávia.

A história do jogo está assim relacionada com a própria temática do livro. Temos que percorrer quatro níveis, cada um deles homenageando uma cidade ex-jugoslava, evitando os inimigos que povoam o cenário. O Marechal Tito também participa, fazendo comentários pertinentes e bem humorados ao longo do jogo.


Café Turco é um típico jogo de plataformas, que embora estando bem implementado, tem apenas gráficos sofríveis e demasiada rapidez na acção, levando a que por vezes fiquemos bloqueados em pontos dos quais não conseguimos sair sem levar com um inimigo em cima.

Detectámos ainda um bug peculiar: se carregarem na opção 2, Kempston, em vez de terem a hipótese de jogarem com esse dispositivo, é-vos apresentado os quatro níveis do jogo, mais o ecrã final, entrando depois em loop. Não sabemos se isso acontece porque estamos num emulador e não temos o Kempston ligado, ou se é efectivamente um bug.

Estamos então perante uma brincadeira para vos fazer passar uns minutos agradáveis e que pretende ser apenas isso. De qualquer forma, quem quiser descarregar gratuitamente Café Turco pode fazê-lo aqui, tendo ainda a hipótese de adquirir a versão física do mesmo por 10 euros (com portes incluídos, presume-se para o nosso país).

4 comentários:

  1. No meu Speccy +2b funcionou perfeitamente a opção Kempston.

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente o erro deverá estar então no meu emulador, o ZX Spin. Obrigado pelo feedback :)

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Pois, infelizmente os autores já não o têm disponível... :(

      Eliminar