terça-feira, 28 de março de 2017

Globus


Nome: Globus
Editora: NA
Autor: Paco LaFuente
Ano de lançamento: 2017
Género: Labirinto
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Número de jogadores: 1

Trinta anos após Globus ter sido criado é finalmente disponibilizado por Paco LaFuente. Por razões desconhecidas este jogo nunca viu a luz do dia, mas graças ao rejuvenescimento dos 8 bits finalmente houve interesse em colocá-lo no mercado (em freeware).

Em Globus controlamos um robot que tem que libertar o planeta Xenon dos opressores. Para isso o nosso robot tem que equilibrar a energia de Xenon, tendo que passar pelo doseador do lado esquerdo que automaticamente nos entrega uma carga de energia, e ir entregá-la no doseador do lado direito, equilibrando assim as forças. Pelo meio aparecem uns dróides que nos perseguem, muito à semelhança de Pac-Man. Só que aqui não temos hipóteses de comer pastilhas para os eliminar, apenas podemos activar uma carga energética (temos 3 por nível) que faz com que durante alguns segundos os andróides não nos persigam e andem erraticamente pelo cenário, não se evitando à mesma o risco de colidirem connosco.

Para dificultar ainda mais a nossa tarefa vão aparecendo bombas que temos que ir desactivando. Mas o problema é que essas bombas muitas vezes estão em locais onde os nossos inimigos proliferam, não tendo o nosso robot qualquer hipótese de chegar até elas e fazendo com que percamos mais uma vida.


O principal problema, e algo que é habitual nos jogos espanhóis, reside no seu nível de dificuldade e que torna a nossa missão praticamente impossível. Dado que o jogo até é bastante rápido, por vezes não conseguimos sequer mudar de direcção atempadamente, não tendo o nosso robot a mínima hipótese de fugir aos andróides (que nos perseguem ao mesmo ritmo). E é uma pena o grau de dificuldade ter arruinado Globus, pois quer o som, quer os gráficos são bastante aceitáveis. Para terem a noção, apenas conseguimos atingir o segundo nível e a muito custo (e com muita sorte pelo meio).

Sendo gratuito valerá a pena dar uma espreitadela, mas rapidamente abandonarão o jogo pelas razões já referidas. De qualquer forma poderão descarregá-lo aqui.

4 comentários:

  1. Hola, soy Paco Lafuente, el autor del juego (perdón pero no hablo portugués).

    El juego es muy difícil porque me faltó la fase beta de pruebas para ajustar el nivel de dificultad. Realmente el juego no está finalizado. Para hacerlo más fácil, aquí tenéis un truco (cheat): pulsa las teclas P, A, C y O al mismo tiempo mientras juegas y obtendrás vidas infinitas. ¡Espero que así podáis jugar un poco más y no abandonar el juego rápidamente!

    Cumprimentos,
    Paco Lafuente

    ResponderEliminar
  2. gracias Paco, voy a tratar :)

    ResponderEliminar
  3. Finally, Globus is available for iOS and Android as 'ZX Globus'. It is very easy to find it in the App Store and Google Play, anyway here you have the links:

    ZX Globus for iOS:
    https://itunes.apple.com/es/app/zx-globus/id1122804481?mt=8

    ZX Globus for Android
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.fractalgraphics.globus2

    It is free. Enjoy it!

    ResponderEliminar
  4. Thanks Paco, tomorrow will make a post about it 😉

    ResponderEliminar