segunda-feira, 20 de março de 2017

Dictator


Nome: Dictator
Editora: DK'Tronics
Autor: Don Priestley
Ano de lançamento: 1983
Género: Estratégia
Teclas: NA
Joystick: NA
Número de jogadores: 1

Dictator é um dos jogos míticos do Spectrum, quer seja porque apresentou um conceito extremamente original na altura, mas também porque foi uma das primeiros aventuras de Don Priestley, um dos mais conhecidos programadores e responsável por obras-primas como Maziacs, Trap Door, 3D-Tanx ou Popeye, apenas para nomear alguns.

Em Dictator assumimos o papel de Presidente (ditador) de uma "República das Bananas" conhecida como Ritimba. Ao longo do nosso governo (ou será desgoverno), teremos que ir gerindo a popularidade e poder dos vários grupos representativos da República, tais como os latifundiários, exército, guerrilha, e até os russos e americanos. Se um dos grupos apresenta um poder grande e a nossa popularidade perante este é fraca, corremos o risco de ser assassinados ou até de haver uma revolução, terminando ai a nossa aventura.


Assim, o segredo do jogo é ir respondendo às várias questões que nos são colocadas, às quais apenas temos que ir respondendo sim ou não, mas que tem consequências profundas na popularidade e poder dos diversos grupos, assim como no tesouro (que convém ir gerindo com bastante cautela), tentando sempre manter todos razoavelmente satisfeitos.

Convém também dar algum poder à polícia secreta, pois é esta que nos fornece os relatórios que permitem visualizar as diversas variáveis envolvidas no jogo. Doutra forma estaremos a gerir Ritimba às escuras, e poucas hipóteses teremos de ser bem-sucedidos.

Gráficos é coisa que quase não existe em Dictator, mas também não é necessário. O que interessa mesmo é a estratégia, e neste caso o jogo leva nota máxima. Ainda mais tendo sido lançado em 1983.

Sem comentários:

Enviar um comentário